ESPECIFICIDADES SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENCONTRO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA (ESUD)
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2018.19.02.52-67Palavras-chave:
Formação de Professores, Conceitos Específicos, Educação online.Resumo
O Encontro Brasileiro de Educação Superior a Distância (ESUD) é um evento de uma comunidade científica que apresenta pesquisas na modalidade da Educação a Distância (EaD), o que inclui, entre outros, pesquisas sobre a formação de professores. Investigaram-se os autores e as obras referenciados de 131 artigos enviados para as edições do evento de 2008 até 2015. O objetivo deste levantamento foi compreender as especificidades da EaD tendo por base as obras mais referenciadas nos trabalhos do ESUD que tratam de pesquisas sobre a formação de professores na EaD. Buscou-se compreender, a partir da pergunta fenomenológica: “O que é isso que se mostra de especificidade na Educação online nos autores mais referenciados em artigos sobre formação de professores do Encontro Brasileiro de Educação Superior a Distância (ESUD)?”. Os interlocutores teóricos mais referenciados foram: José Manuel Moran, Maria Luiza Belloni, Pierre Lévy, José Armando Valente e Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Encontraram-se as seguintes especificidades da Educação online nas obras dos autores estudados; à interatividade e à comunicação no ambiente virtual; à compreensão sobre tecnologia intelectual; e, ao tempo e espaço na Educação online.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Biancocini de. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In: SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. cap. 13. p. 203-217.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados, 2006.
LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: 34, 2008. 205 p. Tradução Carlos Irineu da Costa, 1.ed. 1997,15. reimp., 2008.
______. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. Famecos, Porto Alegre, v. 13, n. 6, p.59-67, dez. 2000. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 5 set. 2017.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2016. 264 p. 3. ed. rev. e ampl.
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia online. In: SILVA, Marco (Org.). Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 4. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. cap. 2. p. 41-52.
SILVA, Marco. Educar na Cibercultura: Desafios à Formação de Professores para Docência Online. Revista Digital de Tecnologia Cognitivas, São Paulo, n. 3, p.36-51, jun. 2010. Semestral. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2010/edicao_3/3-educar_na_cibercultura-desafios_formacao_de_professores_para_docencia_em_cursos_online-marco_silva.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2016
SILVA, Marco. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. 512 p.
VALENTE, José Armando. O "Estar Junto Virtual" como uma Abordagem de Educação a Distância: Sua Gênese e Aplicações na Formação de Educadores Reflexivos. In: VALENTE, José Armando; BUSTAMANTE, Silvia Branco Vidal (Org.). Educação a Distância: Prática e Formação do Profissional Reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. cap. 2. p. 37-63.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.