DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO E ÉTICO EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA DE EDGAR MORIN
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v18i30.2537Resumo
O presente artigo é resultante de pesquisa bibliográfica que visa analisar a dimensão ética presente na vida das pessoas. Através do referencial teórico de Edgar Morin, é possível observar a importância e a necessidade de dialogarmos com a realidade histórico-crítica da sociedade e da Educação. Uma vez que, se os problemas e as mudanças caminham em ordem acelerada, concordamos que há necessidade de um pensamento complexo. Porém, qual é o espaço ético nessa discussão? Como refletir eticamente na experiência pedagógica, na elaboração do conhecimento? Questões como essas terão centralidade nesta investigação, a fim de pensarmos um caminho viável e ético para os problemas vigentes na educação e no mundo da vida.
Palavras-chave: Conhecimento. Educação. Ética. Morin.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.