Política de Formação Continuada para a Gestão Escolar e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares

Autores

  • Maria José Ferreira Ruiz Universidade Estadual de Londirna
  • Angelina Harumi Shimysu Jussiani Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1888

Palavras-chave:

Política Educacional. Gestão Escolar. Formação Inicial. Formação Continuada.

Resumo

O texto apresenta um breve histórico sobre o curso de pedagogia. Trata da formação inicial e continuada dos pedagogos, discute as políticas de formação continuada para a gestão escolar e apresenta o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, como um programa do governo federal, voltado para a formação em serviço. Utiliza a pesquisa bibliográfica e a análise documental, como instrumentos metodológicos. Conclui que a formação para a gestão escolar faz parte da realidade concreta e não é um movimento abstrato. Assim, observa avanços nos dispositivos legais e formais, que apontam para uma melhor formação e para uma maior evidência dada aos professores, nas políticas e programas governamentais. Contudo, contraditoriamente, no âmbito das relações do trabalho formal, aponta para evidências de uma crescente precarização das condições de trabalho, que envolve também diferentes formas de perdas dos direitos trabalhistas, duramente conquistados pelos trabalhadores da educação.

Biografia do Autor

Maria José Ferreira Ruiz, Universidade Estadual de Londirna

Doutora em Educação pela UNESP-Marília. Docente da Universidade Estadual de Londrina, no curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação. ´Àrea: Política e Gestão da Educação.

Angelina Harumi Shimysu Jussiani, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. Integrante do Projeto “Programas Governamentais e democratização da escola pública: princípios e concepções de gestão escolar”. angejussiani@gmail.com

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Publicado

2016-06-02

Como Citar

Ruiz, M. J. F., & Jussiani, A. H. S. (2016). Política de Formação Continuada para a Gestão Escolar e o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Revista De Ciências Humanas, 17(28), 7–18. https://doi.org/10.31512/rch.v17i28.1888