O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Adriana Claudia Martins Fighera Universidade Federal de Santa Maria - RS
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1643

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação do educador, Aprendizagem docente.

Resumo

Neste texto discutimos o processo formativo do educador no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta reflexão é motivada a partir de estudos realizados no Grupo de Pesquisa: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior (GPFOPE), o qual realiza pesquisas articuladas à temática da constituição de ser um educador na Educação Básica e Superior. Para tratarmos da constituição do educador da EJA, considerando-se os conhecimentos inerentes para essa docência e à reflexão crítica que tangencia as exigências desse fazer, realizamos uma reflexão teórica sobre o tema. Tomamos como base os estudos, principalmente de Marcelo Garcia (1999), Freire (1996, 2005), Bakhtin (2010) e Gadotti e Romão (2001, 2007). O estudo permite-nos destacar a necessidade de investimentos em políticas públicas consistentes e continuadas de formação para essa modalidade de ensino a fim de que os educadores apropriem-se de conhecimentos que subsidiem o desenvolvimento das práticas pedagógicas condizentes com a amplitude e complexidade da EJA. Consideramos que a concretização dessa premissa poderá qualificar, significativamente, o processo formativo do educador da EJA.

 

Biografia do Autor

Adriana Claudia Martins Fighera, Universidade Federal de Santa Maria - RS

Doutora em Educação, Mestre em Estudos Linguísticos, Especialista em Letras, Graduada em Letras Português Inglês.

Professora Substituta no Departamento de Metodologia do Ensino - UFSM

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Centro Universitário Franciscano

Doutora e Mestre em Educação - Universidade Federal de Santa Maria. Professora do Centro Universitário Franciscano e da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria

Referências

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de Dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília/BRA: Diário Oficial da União, 23 Dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 10 jan. 2014.

BOLZAN, Doris. Aprendizagem Docente e Processos Formativos: novas perspectivas para a educação básica e superior. Projeto de Pesquisa Interinstitucional e Integrado - GAP nº. 020117, 2007-2009, Centro de Educação/UFSM.

CURY, Carlos. R. J. Parecer CEB 11/2000. In: SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro, 2002.

FERRY, Gilles. Pedagogía de la formación. Buenos Aires: UBA. FFyl. Ediciones Novedades Educativas, 2004.

FREIRE. Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

____. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, J. E. (Orgs). Educação de adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2001

_____. Educação de Adultos: Cenários, Perspectivas e Formação de Educadores. Brasilia: Liber Livro Editora, 2007.

ISAIA, Sílvia. M. A. Enciclopédia de Pedagogia Universitária: glossário. V.2 /Editora –chefe: Marília Costa Morosini. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/RIES, 2006. 610p.

MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed, 1999.

NÓVOA, Antônio. A formação de professores e a profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1991.

______. Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Editora Porto, 1995.

OLIVEIRA, Marta. K. de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, set/out/nov/dez, 1999, nº 12, pp. 59-73.

PAIVA, Jane. Tramando concepções e sentidos para redizer o direito à educação de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, 11(33): 519-29, set./dez. 2006.

VYGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins fontes, 2003.

.

Downloads

Publicado

2015-11-09

Como Citar

Martins Fighera, A. C., & Galvão dos Santos, E. A. (2015). O PROCESSO FORMATIVO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Ciências Humanas, 16(27), 132–145. https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1643