A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: REPRESENTAÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DOCENTES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v16i27.1501Palavras-chave:
Sustentabilidade. Educação Ambiental. Representações Sociais. Formação de Professores.Resumo
O presente trabalho resulta de pesquisa cujo objetivo foi identificar as representações sociais sobre educação ambiental de professores de cursos de licenciatura de duas universidades federais e analisar as relações entre essas representações e as práticas pedagógicas desses docentes. Os dados foram coletados mediante aplicação de um questionário elaborado especificamente para o estudo, o qual era composto por questões de identificação uma questão de evocação livre cujo termo indutor era Educação Ambiental e questões dissertativas nas quais os sujeitos deveriam justificar as evocações induzidas pelo termo indutor e escrever suas concepções de educação ambiental. Os resultados indicam que os docentes pesquisados representam socialmente a educação ambiental como um conjunto de práticas pedagógicas cuja finalidade é o desenvolvimento de atitudes, valores e condutas em favor da preservação ambiental tendo em vista a sustentabilidade. Nesse sentido, as representações dos professores se coadunam com as orientações de organismos internacionais e com as normas brasileiras sobre educação ambiental.
Referências
ALMEIDA, A.M.O. A pesquisa em representações sociais: proposições teórico-metodológicas. In: SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALMEIDA, Leda Maria de (Orgs.). Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Alagoas: Universitária UFPE, p. 117-160, 2005.
ANTUNES, L.C.; TEIXEIRA, E.S. Educação ambiental e representação de meio ambiente em projeto pedagógico de escola municipal no sudoeste do Paraná. Synergismus Scyentifica. Pato Branco, 06 (1), 2011.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 9.394, de 20 dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez, 1996.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999. (Regulamentada pelo Decreto n° 4.281, de 25 de junho de 2002). Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e da outras providências. Diário Oficial da União República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 15 de Junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília, DF, 15 jun. 2012.
COMISSÃO Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. 2
ed. Rio de Janeiro. Editora da FGV, 1991.
FRANCO, M.L.B.P. Análise de Conteúdo. 3 ed. Brasília: Líber Livro, 2008.
FREITAS, E.S. Representações sociais, meio ambiente e saúde: por uma educação ambiental de qualidade. São Paulo: O Mundo da Saúde, p.598-606, out/dez, 30 (4), 2006.
DIAS, G.F. Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental. 3. ed. São Paulo: Global, 1994.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET D. (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001, p. 17-44.
KUS, H.J. Concepções de Meio Ambiente de Professores de Educação Básica e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. (Dissertação de Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco: UTFPR, 2012.
KUS, H.J.; GUIMARÃES, E.; TEIXEIRA, E.S. Educar para preservar: representações de meio ambiente e de educação ambiental em docentes de educação básica. Revista de Ciências Humanas. Frederico Westphalen, v. 13, n. 20, p. 91-110, jun. 2012.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MOSCOVICI, S. A Representação Social da Psicanálise. Petrópolis: Vozes, 2012.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Estocolmo, Suécia, 5 a 15 de junho de 1972.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração da Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental. Tbilisi, Geórgia, 14 a 26 de outubro de 1977.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.
ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento: a Agenda 21. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 1995.
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E.M.L.; JABLONSKI, B. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 1999.
SÁ, C.P. Núcleo Central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SÁ, C.P. Representações Sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane Paris (Org.). O conhecimento no cotidiano: As representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2004, p. 19-45.
SACCOL, A.L.; TEIXEIRA, E.S. Educação Ambiental e Representações Sociais de Professores municipais. Educação em Foco. Ano 15, n. 2º - dezembro 2012 – p. 39-58.
SANDER, L. Representações sociais de professores(as) a respeito do meio ambiente e suas práticas pedagógicas escolares em educação ambiental. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco/PR, 2012.
SANTOS, M.F.S. A teoria das representações sociais. In: SANTOS, M.F.S.; ALMEIDA, L.M. (Orgs.). Diálogos com a Teoria das Representações Sociais. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2005, p. 13-38.
STEG, L.; VAN DEN BERG, A.E.; GROOT, J.I.M. Environmental Psychology: an introduction. Oxford: Blackwell Publishing, 2012.
TEIXEIRA, E.S.; ALGERI, F.L. Representações de Meio Ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de Casas Familiares Rurais. Práxis educativa (UEPG. Impresso), v. 6, p. 193-205, 2011.
THOMAZ, C.E.; CAMARGO, D.M.P. Educação ambiental no ensino superior: múltiplos olhares. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., volume 18, janeiro a junho de 2007.
VENDRUSCOLO, G.S.; CONFORTIN, A.C.; MANICA, K.; ARESI, D. Concepção e práticas de professores sobre Educação Ambiental em escolas Públicas. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. V. 30, n.2, p. 49- 63, jul./dez. 2013.
VIEIRA, V.M.O; RESENDE, M.R. Representações sociais sobre avaliação da aprendizagem dos alunos de pedagogia na modalidade a distância. In: SOUSA, C.P; VILLAS BÒAS, L.P.S.; ENS, R.T. (Organizadoras). Representações sociais: políticas educacionais, justiça social e trabalho docente. Curitiba: Champagnat; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2012, p. 135-158.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.