O professor e o processo de democratização da escola: quem é este sujeito no contexto de desigualdades regionais no Brasil

Autores

  • Andrea Barbosa Gouveia UFPR
  • Vinicius Silva dos Santos Rede Municipal de Ensino de SJP

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1367

Palavras-chave:

política educacional, gestão da escola, perfil do professor, avaliação de contexto, Prova Brasil

Resumo

A democratização da escola seja em termos de acesso, gestão ou qualidade implica necessariamente o protagonismo de docentes e estudantes. A necessidade de valorização profissional deste sujeito tem se colocado como tema central da política educacional brasileira tensionando as demandas de responsabilização do professor pelos resultados escolares, isto se expressa na aprovação do Piso Salarial Profissional Nacional e nas diretrizes de carreira docente. Os exames em larga escala no Brasil têm produzido um número grande de informações sobre os sujeitos docentes que podem contribuir para compreender quem é atualmente o professor brasileiro, comparativamente a leituras mais longitudinais (SOUZA, 2009) ou internacionais (FANFANI, 2007) sobre a profissão docente. Neste estudo propõe-se explorar o perfil do professor brasileiro a partir dos questionários de contexto do PROVA BRASIL 2007  analisando experiência, remuneração, formação e situação trabalhista dos professores de forma cotejada à avaliação que os professores fazem sobre as condições de gestão da escola em que atuam. As questões que remetem ao perfil dos professores reafirmam as desigualdades entre norte/nordeste e centro/sul/sudeste de desenvolvimento brasileiro ampliadas com desigualdades de condições de trabalho entre as duas fases do ensino fundamental. Para medir estes cenários propõe-se a utilização de um Índice de Condições de Trabalho dos Professores que possa ser um instrumento de leituras contextualizadas das respostas dos professores para questões como seu envolvimento com o projeto pedagógico da escola, as condições de participação na escola, sua relação com diretor e com os alunos nas escolas de ensino fundamental brasileiras.

Biografia do Autor

Andrea Barbosa Gouveia, UFPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná onde atua no Núcleo de pesquisa em Política, Gestão e Financiamento da Educação. Está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Estado e Educação da ANPED no período de 2010-2012 e compõe a diretoria da ANPED na gestão 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos de financiamento da educação, remuneração docente, política educacional em sistemas de ensino

Vinicius Silva dos Santos, Rede Municipal de Ensino de SJP

Pedagogo, especialista em Políticas Educacionais pela UFPR. Professor da Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais

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Publicado

2015-05-21

Como Citar

Gouveia, A. B., & Santos, V. S. dos. (2015). O professor e o processo de democratização da escola: quem é este sujeito no contexto de desigualdades regionais no Brasil. Revista De Ciências Humanas, 16(26), 71–90. https://doi.org/10.31512/rch.v16i26.1367