APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1307Palavras-chave:
Formação de Professores, Curso Normal, ciclo de políticas.Resumo
O presente artigo discute características da formação inicial de professoes em nível médio, no Estado do Rio de Janeiro, a partir de uma reflexão baseada na bordagem do ciclo de políticas. Analisa a materialização, no contexto da prática, da previsão do artigo 62 da Lei 9.394/96 de elevação da formação de professores para o nível superior e do prazo de 10 anos para extinsão do Curso Normal, com base na coexistência, no estado em tela, da formação docente para os anos iniciais do Ensino Fundamental, no Curso Normal e no Curso de Pedagogia. Após breve contextualização das políticas de formação e da trajetória e características do Curso Normal apresenta-se a situação do Rio de Janeiro problematizando-se, com base na metodologia do ciclo de políticas, a ressignificação dessa política de formação de professores em nível estadual.Downloads
Publicado
2014-07-28
Como Citar
Moreira, L. C. P., & Lima, D. B. (2014). APONTAMENTOS SOBRE A FORMACÃO DOCENTE EM NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Revista De Ciências Humanas, 15(24), 33–46. https://doi.org/10.31512/rch.v15i24.1307
Edição
Seção
Dossiê
Licença
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.