EDUCAR PELO CUIDAR: POR UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM O CUIDADO

Autores/as

  • Ilíria François Wahlbrinck URI-FW
  • Attico Inácio Chassot URI-FW
  • Claudionei Vicente Cassol URI-FW

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.986

Palabras clave:

Educação. Gestão. Cuidado.

Resumen

Há como falar em educação e gestão educacional sem que haja ou se empenhe por sua fundamentação se o objetivo é a formação humana e a libertação do jugo que o fenômeno do descuido alimenta? Compreender a educação como formação humana é engajar-se por sua efetivação na radicalidade: implica em educar pelo cuidar e para o Cuidado. Isso é contribuir na formação de seres humanos que se compreendam e assumam como tal em seu exercício de cidadania. Para tal, a educação deve contemplar as áreas social, política e cultural do indivíduo, gestores que sejam cuidadores, professores que sejam educadores e alunos que sejam pensantes. Por isso, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado e, por ela, faz-se o/a cuidador/a. Uma gestão marcada pelo Cuidado implica no esclarecimento de conceitos, no assumir a radicalidade e na condução do processo com vistas à transformação. Gestar pelo cuidar é formar educadores que também o assumam em sua prática tornando-se eles também cuidadores. Assim, promovendo a transformação do fenômeno de descuido em Cuidado, do alienado ou subjugado em sujeito crítico, consciente, partícipe, cidadão, a educação pelo cuidar conduz ao Cuidado.

Biografía del autor/a

Ilíria François Wahlbrinck, URI-FW

Pesquisadora, bolsista da Capes, na URI – FW.

Attico Inácio Chassot, URI-FW

Doutor em Educação e professor no PPGEDU – URI – FW.

Claudionei Vicente Cassol, URI-FW

Mestre em Educação e professor de bioética na URI – FW.

Publicado

2013-08-07

Cómo citar

Wahlbrinck, I. F., Chassot, A. I., & Cassol, C. V. (2013). EDUCAR PELO CUIDAR: POR UMA GESTÃO COMPROMETIDA COM O CUIDADO. Revista De Ciências Humanas, 14(22), p. 97–105. https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.986