APRENDER A APRENDER - NEOLIBERAL? -

Autores/as

  • Pedro Demo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.983

Palabras clave:

Aprendizagem. Neoliberalismo. Educação.

Resumen

O texto mostra que “aprender a aprender”, como toda temática naturalmente ambígua, pode ser usada para inúmeros fins e oportunismos, mas igualmente para propostas bem fundamentadas. Num primeiro momento sinaliza as tiradas neoliberais e questiona a noção de “aprender a aprender”, destaca que a escola é lugar da aprendizagem do professor e do aluno, da garantia do direito de todos de aprender bem e reconhecer que é fundamental aprender a vida toda do que preferir arruinar o termo porque seria neoliberal. Não ser neoliberal é importante, mas não a preço do despreparo. Na continuidade, as dinâmicas válidas do aprender a aprender, sinalizam o duplo horizonte entre o direito constitucional de aprender bem e, a percepção de que aprender bem implica captar a necessidade de continuar aprendendo a vida toda. Entende que sejam sinalizações neoliberais flagrantes nessas esquerdas da direita: alfabetizar em três anos, ciclos e promoção automática, Ideb, planos conservadores de educação, escola “integral”, aposta no sistema, novas tecnologias, assistências e assistencialismos e nivelamentos por baixo. No último capitulo discute sobre os grafiteiros e os pichadores, afirmando que há muitos “revolucionários” de plantão, contudo o importante é ter abertura solícita e respeitosa a pontos de vista contrários para aprender a aprender. Assim, nada combate melhor o neoliberalismo que a aprendizagem bem feita na escola e por toda a vida, uma educação capaz de aprender a aprender pode contribuir à medida que instiga um tipo de cidadania sempre aberta, crítica e autocrítica, e capaz de conviver com visões divergentes.

Biografía del autor/a

Pedro Demo, Universidade de Brasília

Pós-doutor em sociologia. Professor titular aposentado e emérito da Universidade de Brasília.

Publicado

2013-08-07

Cómo citar

Demo, P. (2013). APRENDER A APRENDER - NEOLIBERAL? -. Revista De Ciências Humanas, 14(22), p. 25–53. https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.983