REGIMENTO ESCOLAR: DIÁLOGOS FOULCAULTIANOS, MAFFESOLIANOS COM FAZENDA E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE LEITURA.

Autores/as

  • adriana mota almeida uniso universidade de sorocaba
  • helio passos medrado uniso universidade de sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.673

Palabras clave:

educação, práticas educativas, gestão escolar

Resumen

Resumo: O presente artigo faz parte da construção da  tese de doutorado intitulada  “Os espaços micro da instituição escolar no cotidiano:   entre o texto e o contexto das violências- possibilidades interdisciplinares de intervenção”, e é resultado das construções, desconstruções e reconstruções do PODIS(Grupo de Pesquisa Poder e Disciplinamento da cidade de Sorocaba-SP), que estuda a interdisciplinaridade e as violências concreta, simbólica e intermediária nos seus referidos contextos. Este artigo objetiva verificar e analisar criticamente peculiaridades do documento Regimento Escolar, nos contextos das instituições escolares. A instituição escola, palco fértil de conflitos entre atores adultos, crianças, jovens, o tempo todo depara-se com situações peculiares de agressividade, depredação do patrimônio, entre outras colocando em risco o outro, nas quais o adulto é imperativamente chamado a intervir, levando-os às possíveis aplicações (e complicações)das  punições previstas no Regimento, visto que, sendo um documento de caráter puramente intersubjetivo, deveria ser do conhecimento de todos os atores protagonistas escolares interessados, com papéis definidos na sociedade de controle disciplinar, e de fato ser ferramenta e possibilidade fértil de estudos enfáticos, alimentando e subsidiando as propostas de trabalho no âmbito escolar, palco das relações humanas cotidianas e vindo a ser um facilitador na promoção do jogo das diferenças  sociais, sem ganhadores e ou perdedores. “O jogo da diferença, longe de empobrecer, enriquece. Afinal, uma composição desse tipo pode participar de uma melodia social de ritmo talvez um pouco mais brusco, mas não menos dinâmico.” (Maffesoli, 2010, p.39).

Palavras-chave: regimento escolar. violências. Disciplinaridade. interdisciplinaridade.

Biografía del autor/a

adriana mota almeida, uniso universidade de sorocaba

mestre e doutoranda em educação, linha de pesquisa cotidiano escolar enfase interdisciplinaridade e gestão escolar

helio passos medrado, uniso universidade de sorocaba

Professor  pesquisador  titular da Universidade de Sorocaba –SP,   Programa de Pós graduação em Educação, idealizador do PODIS(Grupo de Pesquisa Poder e Disciplinamento de Sorocaba).

Publicado

2013-08-07

Cómo citar

almeida, adriana mota, & medrado, helio passos. (2013). REGIMENTO ESCOLAR: DIÁLOGOS FOULCAULTIANOS, MAFFESOLIANOS COM FAZENDA E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES DE LEITURA. Revista De Ciências Humanas, 14(22), p. 107–124. https://doi.org/10.31512/rch.v14i22.673