SER PROFESSOR HOJE: PERCURSOS E PERCALÇOS

Autores/as

  • Beatriz T. Daudt Fischer Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação/Unisinos.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.663

Palabras clave:

Docência. Mídia. História da educação.

Resumen

Quem decide ser professor hoje? Quem tem tido tal ousadia? Eis uma questão que vem sendo colocada em diferentes instâncias na sociedade contemporânea. Nas ultimas décadas, a atividade docente não só perdeu o seu poder aquisitivo em termos de salário, mas igualmente perdeu prestigio e status na sociedade em geral. Qual a imagem de professor e de professora que a mídia em geral tem divulgado? E a sala de aula, que imagens temos encontrado nos meios de comunicação? No imaginário dos cidadãos em geral, perpetua-se a ideia retrógrada de escola, de mestre e de ensino. Somos mesmo assim? Em que sentido nós, professores, temos tomado posições fundamentadas? Sempre foi assim? Quais as alternativas possíveis? Estas e outras questões são trazidas ao debate, confrontadas com algumas pesquisas no campo da história da educação, desenvolvidas pela autora.

BEING A TEACHER TODAY: PATHWAYS AND PITFALLS


ABSTRACT: Who decides to be a teacher today? Who has had such daring? Here is a question that has been placed in different instances in contemporary society. In recent decades, teaching not only lost its purchasing power in terms of salary, but also lost prestige and social status. What teacher’s image the general media has reported? And what kind classroom’s media image we have found? The general imagination has perpetuated the retrograde school’s idea, and also about teacher and education. In fact, is it like that? In what sense we, as teachers, have taken reasoned positions? It was like that all the time? What are the alternatives? These and other issues are brought to the debate, confronted with some education history research undertaken by the author.


Keywords: Teaching. Media. Education history.

Publicado

2013-03-15

Cómo citar

Fischer, B. T. D. (2013). SER PROFESSOR HOJE: PERCURSOS E PERCALÇOS. Revista De Ciências Humanas, 13(21), p. 11–20. https://doi.org/10.31512/rch.v13i21.663