ESTUDIANTES DE TIEMPO COMPLETO: LA URGENCIA DE EDUCAR Y CUIDAR A TRAVÉS DE LA INTEGRACIÓN DE POLÍTICAS SOCIALES.

A URGÊNCIA DE EDUCAR E CUIDAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.31-49

Palabras clave:

Estudantes em tempo integral, Educação integral, Cooperação, Intersetorialidade

Resumen

Este artículo reflexivo señala la existencia de un vacío en las investigaciones realizadas en el campo de la educación para algunos temas específicos. A lo largo de los años, los autores han sabido que el campo de la educación a tiempo completo en Brasil está marcado por un fuerte carácter compensatorio, ya que sus acciones se dirigen especialmente a públicos socialmente vulnerables. El objetivo es contribuir a la comprensión de esta dinámica reiterando la presencia de estudiantes de tiempo completo y la urgencia de ampliar tiempos y espacios educativos, a partir de la integración de políticas sociales, dirigidas a un público específico. Para ello se realizan estudios legislativos y revisiones teóricas relacionadas con el tema en cuestión: la existencia de un estudiante que demanda prácticas educativas de tiempo completo.

Biografía del autor/a

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Juventudes, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens, educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa, da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo, Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam - RedHumani e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia - RePPed. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar na perspectiva da Educação Integral. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (2018-2022). Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (2018-2022). Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025 

Marilene Alves Lemes, Universidade Feevale

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Tem experiência nas áreas de Educação e Assistência Social. Seus temas de interesse e pesquisa são: assistência social, direitos humanos, diversidade, educação não escolar, educação, família, inclusão social, juventude, pedagogia, vulnerabilidade social.

Gabriel Grabowski, Universidade Feevale

Possui Graduação em Filosofia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985); Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor pesquisador da Universidade Feevale, atuando no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental (PPGQA) e Mestrado em Psicologia. Professor de disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Educação (Filosofia, Ética, Bioética, Direitos Humanos, Ação Docente, Educação Ambiental, Filosofia da Educação, Felicidade: A Arte do Bem Viver). É Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio dos Sinos (Consinos); Membro do Conselho Superior (CONSU) da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS); Membro do Conselho Técnico Deliberativo (CTD) da Fundação Liberato Salzano da Cunha de Novo Hamburgo/RS e, Membro da Diretoria da AESUFOPE. Tem estudos e pesquisas sobre: Trabalho e Educação, Políticas Públicas em Educação, Financiamento da Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Profissional e Formação de Professores.

Publicado

2025-05-09

Cómo citar

Zucchetti, D. T., Lemes, M. A., & Grabowski, G. (2025). ESTUDIANTES DE TIEMPO COMPLETO: LA URGENCIA DE EDUCAR Y CUIDAR A TRAVÉS DE LA INTEGRACIÓN DE POLÍTICAS SOCIALES.: A URGÊNCIA DE EDUCAR E CUIDAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 31–49. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.31-49

Número

Sección

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas