Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-05-09. Consulte a versão mais recente.

ESTUDANTES EM TEMPO INTEGRAL

A URGÊNCIA DE EDUCAR E CUIDAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.31-49

Palavras-chave:

Estudantes em tempo integral, Educação integral, Cooperação, Intersetorialidade

Resumo

O presente artigo reflexivo considera a existência de uma lacuna nas investigações realizadas no âmbito da educação para alguns tópicos específicos. Ao longo dos anos, autores vêm apontando que o campo da educação integral e em tempo integral no Brasil é marcado por um forte caráter compensatório, uma vez que suas ações estão voltadas especialmente para públicos socialmente vulnerabilizados. O propósito deste é contribuir para o entendimento desta dinâmica, reiterando a presença de estudantes em tempo integral e a urgência da ampliação de tempos e espaços educativos a partir da integração de políticas sociais voltadas para um público específico. Para tanto, são realizados estudos de legislações e revisões teóricas relacionados à problemática em questão: a existência de um estudante que demanda práticas educativas em tempo integral.

Biografias do Autor

  • Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É professora titular da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Educação no Campo Social e Juventudes, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens, educação não escolar, educação em tempo integral e formação de educadores. Possui publicações nas Revistas: Ensaio Educação em Revista, Revista Brasileira de Educação, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Cadernos de Pesquisa, entre outras. Integrante da Red Relepe - Red de Estudios Teoricos y Epistemológicos en Política Educativa, da Red Estrado - Red Latinoamericana de Estudios sobre Trabajo, Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas e aldeias, campos e cidades que educam - RedHumani e da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia - RePPed. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Estudos, Pesquisas e Praticas em Educação Não Escolar na perspectiva da Educação Integral. Conselheira do Conselho Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (2018-2022). Membro do Fórum Municipal de Educação de Novo Hamburgo/RS (2018-2022). Orcid https://orcid.org/0000-0002-7122-1025 

  • Marilene Alves Lemes, Universidade Feevale

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Feevale (1998), mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2017). Atualmente é pedagoga da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Tem experiência nas áreas de Educação e Assistência Social. Seus temas de interesse e pesquisa são: assistência social, direitos humanos, diversidade, educação não escolar, educação, família, inclusão social, juventude, pedagogia, vulnerabilidade social.

  • Gabriel Grabowski, Universidade Feevale

    Possui Graduação em Filosofia Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985); Mestrado (2004) e Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor pesquisador da Universidade Feevale, atuando no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental (PPGQA) e Mestrado em Psicologia. Professor de disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Educação (Filosofia, Ética, Bioética, Direitos Humanos, Ação Docente, Educação Ambiental, Filosofia da Educação, Felicidade: A Arte do Bem Viver). É Presidente do Conselho de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio dos Sinos (Consinos); Membro do Conselho Superior (CONSU) da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS); Membro do Conselho Técnico Deliberativo (CTD) da Fundação Liberato Salzano da Cunha de Novo Hamburgo/RS e, Membro da Diretoria da AESUFOPE. Tem estudos e pesquisas sobre: Trabalho e Educação, Políticas Públicas em Educação, Financiamento da Educação Profissional, Ensino Médio, Educação Profissional e Formação de Professores.

Publicado

2025-05-09

Versões

Edição

Secção

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas

Como Citar

Zucchetti, D. T., Lemes, M. A., & Grabowski, G. (2025). ESTUDANTES EM TEMPO INTEGRAL: A URGÊNCIA DE EDUCAR E CUIDAR POR MEIO DA INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS. Revista De Ciências Humanas, 26(1), 31-49. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.01.31-49