PERSPECTIVA DOCENTE: DESAFÍOS Y FORTALEZAS EN UN PROGRAMA DE EDUCACIÓN INTEGRAL INDUCTIVO

DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145

Palabras clave:

Educação Integral, Escola pública, Formação de professores, Programa São Paulo Integral

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada “Programa São Paulo Integral – perspectiva dos docentes sobre a implementação do programa” (Braga, 2023). O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre a implementação do programa São Paulo Integral, a partir da perspectiva dos docentes que vivenciam o programa nas escolas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa (Deslandes, 1994), com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental (Gil, 2002) e estudo de caso múltiplo (Bogdan; Biklen, 1994). Para produção de dados, aplicou-se questionário e entrevista semiestruturada. Foram utilizados a análise de conteúdo (Laville; Dionne, 1999) e o método de análise de prosa (André, 1983). O aporte teórico inclui Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Guará (2006), Moll (2011, 2012), Almeida e Moll (2018) e Posser, Almeida e Moll (2016). Os resultados destacam como potência a autonomia discente, os projetos desenvolvidos e a formação continuada in loco. Os desafios se referem às diferentes concepções sobre educação integral, à homogeneização entre os conceitos de tempo integral e educação integral e à falta de tempo de preparo das aulas e de espaço disponível. Concluiu-se que a RME-SP busca o desenvolvimento integral dos estudantes. Não obstante, se faz necessário que essa rede esteja atenta para que o referido Programa não seja reduzido ao tempo integral e que o subsidie suficientemente para que os desafios sejam sanados. Com ressalvas, grande parte dos professores relatou acreditar na proposta do Programa.

Biografía del autor/a

Wildiane Sousa Braga, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/SP (2023) na área de educação integral. Membra do Grupo de Pesquisa e Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP), reconhecido pelo CNPq, onde se dedica a estudos sobre Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Além dessas temáticas, continua se dedicando a estudos relacionados à educação integral. Foi coordenadora pedagógica e orientadora educacional na rede privada de 2007 a 2011. Ingressou na Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP) em 2015, como professora de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e também desempenhou a função de Professora Orientadora de Alfabetização (POA). Atualmente, assume o cargo de Coordenadora Pedagógica em um Centro de Educação Infantil (CEI) na Rede Pública Municipal de Ensino de São Paulo (RME-SP).

Jorge Luiz Barcellos da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Licenciado em Geografia (UFRGS), Mestre em Geografia Humana (USP) e Doutor em Ciências Sociais (PUC-SP). Professor Associado no Departamento de Educação (DE) da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Campus Guarulhos (EFLCH/UNIFESP); Professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UNIFESP), Linha de Pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR- UNIFESP). Vice coordenador e pesquisador do Grupo de Estudos e Observatório de Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica (GEODDIP - UNIFESP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Geografias do Contemporâneo (USP). Os interesses de pesquisa incidem principalmente nos seguintes temas: Geografia, Ensino de Geografia, Formação de Professores de Geografia, Teoria e Método da Ciência Geográfica, Geografia do Brasil, Trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil, Geografia da Educação, Professores nas cidades: experiências urbanas, Formação de Professores na/da escola pública

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

Braga, W. S., & Silva, J. L. B. da. (2025). PERSPECTIVA DOCENTE: DESAFÍOS Y FORTALEZAS EN UN PROGRAMA DE EDUCACIÓN INTEGRAL INDUCTIVO: DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL. Revista De Ciências Humanas, 26(2), 126–145. https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145

Número

Sección

Dossiê Educação Integral, território e formação ao longo da vida para sociedades democráticas