PERSPECTIVA DOCENTE: DESAFÍOS Y FORTALEZAS EN UN PROGRAMA DE EDUCACIÓN INTEGRAL INDUCTIVO
DESAFIOS E POTÊNCIAS EM UM PROGRAMA INDUTOR DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2025.26.02.126-145Palabras clave:
Educação Integral, Escola pública, Formação de professores, Programa São Paulo IntegralResumen
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada “Programa São Paulo Integral – perspectiva dos docentes sobre a implementação do programa” (Braga, 2023). O objetivo da pesquisa foi investigar como ocorre a implementação do programa São Paulo Integral, a partir da perspectiva dos docentes que vivenciam o programa nas escolas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa (Deslandes, 1994), com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica, documental (Gil, 2002) e estudo de caso múltiplo (Bogdan; Biklen, 1994). Para produção de dados, aplicou-se questionário e entrevista semiestruturada. Foram utilizados a análise de conteúdo (Laville; Dionne, 1999) e o método de análise de prosa (André, 1983). O aporte teórico inclui Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Guará (2006), Moll (2011, 2012), Almeida e Moll (2018) e Posser, Almeida e Moll (2016). Os resultados destacam como potência a autonomia discente, os projetos desenvolvidos e a formação continuada in loco. Os desafios se referem às diferentes concepções sobre educação integral, à homogeneização entre os conceitos de tempo integral e educação integral e à falta de tempo de preparo das aulas e de espaço disponível. Concluiu-se que a RME-SP busca o desenvolvimento integral dos estudantes. Não obstante, se faz necessário que essa rede esteja atenta para que o referido Programa não seja reduzido ao tempo integral e que o subsidie suficientemente para que os desafios sejam sanados. Com ressalvas, grande parte dos professores relatou acreditar na proposta do Programa.
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