POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.222-239

Palabras clave:

políticas de educação infantil, mulheres e ciência, mães trabalhadoras, professora Adriana Missae Momma.

Resumen

Entre os autores e autoras que se debruçaram em compreender, de forma crítica, as políticas de Educação Infantil e o lugar da mulher, mãe e trabalhadora, encontra-se a doutora pesquisadora, educadora de crianças, professora universitária, gestora e mãe Adriana Missae Momma (in memoriam) que, de forma rápida e abrupta, em pleno processo de produção acadêmica, nos deixou em agosto de 2022. Porém, seu legado de ensino, pesquisa e militância permanecem em seus diversos artigos, livros e capítulos, entre outras publicações. Assim, o objetivo deste artigo é analisar e refletir sobre o lugar da mulher nas políticas de Educação Infantil a partir das produções acadêmicas da professora Momma, de modo a destacar sua contribuição para a área, bem como colaborar para o aprofundamento do debate sobre o tema. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise da bibliografia e pesquisa documental, sendo que o principal referencial analisado foi o produzido individual ou coletivamente pela pesquisadora Momma, na área da Educação Infantil. Como principais resultados apontam-se: a ênfase das categorias mulher, mãe e trabalhadora no campo da infância; o debate sobre o lugar da mulher na elaboração e implementação das políticas de Educação Infantil; e a intersecção do direito da criança e da mulher trabalhadora. Conclui-se que o legado da professora Momma é profícuo para fomentar novas pesquisas na referida área, bem como mobilizar mulheres na ciência e na luta por direitos.

Biografía del autor/a

Wisllayne Ivellyze de Oliveira-Dri, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduada em PEDAGOGIA (2008) e DOUTORA em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2023). Integrante do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LAPPLANE) na Faculdade de Educação - UNICAMP. Pesquisadora na área de Políticas Públicas Educacionais, trabalhando com os seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais; Formação Continuada de Professores, Planos Nacionais de Educação, Projeto Político-Pedagógico, América do Sul, Regionalização Educativa, MERCOSUL, Educação a Distância (EAD) no Ensino Superior, Adolescência e Juventudes. Também, professora de Educação Infantil.

Luciane Muniz Ribeiro Barbosa, Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Possui graduação em Pedagogia (2004), Mestrado em Educação (2007) e Doutorado em Educação (2013), realizados na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Unicamp, no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) e Coordenadora Geral do Observatório da Educação Domiciliar e Desescolarização (OEDD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito à Educação; Políticas Educacionais; Educação Domiciliar/Homeschooling; Educação Infantil; Estado e Educação.

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Publicado

2024-08-07

Cómo citar

Oliveira-Dri, W. I. de, & Barbosa, L. M. R. (2024). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 222–239. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.222-239