POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O LUGAR DA MULHER: REFLEXÕES A PARTIR DO LEGADO ACADÊMICO DA PROFESSORA MOMMA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.222-239Palabras clave:
políticas de educação infantil, mulheres e ciência, mães trabalhadoras, professora Adriana Missae Momma.Resumen
Entre os autores e autoras que se debruçaram em compreender, de forma crítica, as políticas de Educação Infantil e o lugar da mulher, mãe e trabalhadora, encontra-se a doutora pesquisadora, educadora de crianças, professora universitária, gestora e mãe Adriana Missae Momma (in memoriam) que, de forma rápida e abrupta, em pleno processo de produção acadêmica, nos deixou em agosto de 2022. Porém, seu legado de ensino, pesquisa e militância permanecem em seus diversos artigos, livros e capítulos, entre outras publicações. Assim, o objetivo deste artigo é analisar e refletir sobre o lugar da mulher nas políticas de Educação Infantil a partir das produções acadêmicas da professora Momma, de modo a destacar sua contribuição para a área, bem como colaborar para o aprofundamento do debate sobre o tema. Metodologicamente realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise da bibliografia e pesquisa documental, sendo que o principal referencial analisado foi o produzido individual ou coletivamente pela pesquisadora Momma, na área da Educação Infantil. Como principais resultados apontam-se: a ênfase das categorias mulher, mãe e trabalhadora no campo da infância; o debate sobre o lugar da mulher na elaboração e implementação das políticas de Educação Infantil; e a intersecção do direito da criança e da mulher trabalhadora. Conclui-se que o legado da professora Momma é profícuo para fomentar novas pesquisas na referida área, bem como mobilizar mulheres na ciência e na luta por direitos.
Citas
ABRAMOWICZ, Anete (Org.). Estudos da infância no Brasil: encontros e memórias. São Carlos: EduFSCar, 2015, 195 p.
AUAD, Daniela; RAMOS, Maria Rita Neves. Gênero na Educação Infantil: (des)caminhos de uma política pública não consolidada. Rev. Ciências Humanas Frederico Westphalen, RS v. 19, n. 01, jan./abr. 2018. p. 77 - 94. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2761. Acesso em: 10 abr. 2024.
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro; MOMMA, Adriana Missae. Educação Infantil e governo federal: reflexões sobre programas e ações do MEC a partir do Plano Plurianual (2012 a 2015). Laplage em Revista, v. 3, p. 57-71, 2017. Disponível em: https://www.ciespi.org.br/media/files/fcea049a8ec4d511ecbe6e5141d3afd01c/f856c81f8651e11edbe6e5141d3afd01c/educacao-infantil-e-governo-federal.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRANDAO, Thais; MOMMA, Adriana M; AGUILAR, L. E. O "fenômeno da judicialização" como uma forma de acesso à educação de 0-3 anos de idade: depoimentos de diretores de creches municipais de Campinas/SP. In: COLARES, Maria L. I. S., COSTA, S. A. (Org.). A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENTRO DO DEBATE: do direito adquirido às práticas cotidianas desenvolvidas nas creches e pré-escolas. Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 17-40.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 23 de dezembro de 1996, p. 27.894. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 abr. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.257 de 08 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância/ Marco Legal da Primeira Infância. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2016/Lei/L13257.htm. Acesso em: 10 abr. 2024.
CAMPOS, Maria Malta. A mulher, a criança e seus direitos. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 106, p. 117-127, mar. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0 100-15741999000100006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2024.
CECCON, Maria Lúcia L.; MOMMA-BARDELA, Adriana Missae. As parcerias com instituições sem fins lucrativos: desafios e implicações para a oferta da educação infantil no Brasil. Revista Exitus, v. 6, p. 88-105, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/19/19. Acesso em: 10 abr. 2024.
CORREA, B. Educação na primeira infância: Direito Público x Capital Humano. In: Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. CASSIO, F. (Org.). Rio de Janeiro: Boitempo Editorial, 2019, p 83-89.
FERNANDES, Eliane; MOMMA, Adriana M. Criança Feliz Program and the constitution amendment proposal (PEC) for the ceiling of public spending: once there was a right.... Revista Eletrônica de Educação (SÃO CARLOS), v. 13, p. 659-672, 2019. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2554. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOMMA, Adriana Missae; (Org.); PERLI, Guilherme S. (Org.); CONTIN, Leandra de S. B. (Org.); COELHO, Ligiane R. (Org.); DELLAI, Marta R. P. (Org.) . Educação de crianças na Unicamp [livro eletrônico]: alguns escritos (2018–2021). 1. ed. Salto: Fox Tablet, 2022. v. 1. 242p.
MOMMA, Adriana Missae; BARBOSA, Luciane Muniz. Ribeiro. A Educação Infantil brasileira no contexto do Mercosul. Políticas Educativas., v. 15, p. 64-81, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/121233. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOMMA, Adriana Missae; AYOUB, Eliana (Org.); VARANI, Adriana (Org.). Educação Infantil na Unicamp: experiências entretecidas no contexto de uma política de formação continuada. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. v. 1. 204p.
MOMMA, Adriana Missae; AYOUB, Eliana; VARANI, Adriana. À Guisa de Introdução? Construção Coletiva e Produção de Conhecimento sobre a Educação de Crianças na Unicamp: o curso de especialização como (pre/inter) texto. In: MOMMA, Adriana Missae. AYOUB, Eliana. VARANI, Adriana (Org.). Educação infantil na Unicamp: experiências entretecidas no contexto de uma política de formação continuada. 1ed, Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 13-34.
MOMMA, Adriana Missae; DELLAI, Marta R. P. (Org.); PERLI, Guilherme S. (Org.); COELHO, Ligiane R. (Org.); FARIAS, Zilda O.de (Org.) . Educação de crianças na Unicamp [livro eletrônico]: algumas narrativas e depoimentos. 1. ed. Salto: Fox Tablet, 2021. v. 1. 120p.
MOMMA, Adriana Missae. Semente (preâmbulo). In: MOMMA, A.M.; PERLI, G.S.; DELLAI, M. R. P.; COELHO, L.R.; FARIAS, Z. O. de. (Org.). Educação de crianças na Unicamp [livro eletrônico]: algumas narrativas e depoimentos. 1ed.Salto: Fox Tablet, 2021, v. 1, p. 08-11.
MOMMA, Adriana Missae; DELLAI, Marta R. P. Epílogo 1 - Divisão de Educação Infantil e Complementar? algumas reflexões. In: MOMMA, A.M.; PERLI, G.S.; DELLAI, M.R.P.; COELHO, L.R.; FARIAS, Z.O. de. (Org.). Educação de crianças na Unicamp: algumas narrativas e depoimentos. 1ed. Salto: Fox Tablet, 2021, v. 1, p. 109-113.
MOMMA, Adriana Missae. Epílogo 2 - Um convite para outros escritos. In: MOMMA, A.M.; PERLI, G.S.; DELLAI, M.R.P.; COELHO, L.R.; FARIAS, Z.O. de. (Org.). Educação de crianças na Unicamp: algumas narrativas e depoimentos. 1ed.Salto: Fox Tablet, 2021, v. 1, p. 114-116.
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae; GUEDES-PINTO, Ana Lúcia. LEITURA DELEITE COMO PRÁTICA FORMADORA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PNAIC/UNICAMP (2013 2014). Revista ComSertões, v. 7, p. 35, 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/comsertoes/article/view/7279/0. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOMMA, A. M.; OLIVEIRA-DRI, W. I. DE. Planejamento, aprendizagem e produção de conhecimento como princípio de trabalho da equipe de gestão e demais profissionais de uma creche universitária estadual: desenho inicial. In: Políticas e práticas de formação dos docentes, dirigentes escolares. planejamento, financiamento e avaliação da educação - Série Anais do VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, Organização: João Ferreira de Oliveira [Livro Eletrônico]. – Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/12-Congressos/Volume2.pdf Acesso em: 19 set. 2023.
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae. Conferência - Trabalho do professor de Educação Infantil: sujeito e/ou objeto do processo ensino/aprendizagem. Revista Exitus, v. 6, p. 13-33, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/14. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae; PASSONE, Eric F. K. Políticas Públicas de Educação Infantil e o Direito à Educação. LAPLAGE EM REVISTA, v. 1, p. 17-35, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6193541.pdf. Acesso em: 10 abr. 2024.
MOMMA-BARDELA, Adriana Missae.; PALMEN, Sueli Helena de Camargo; BRYAN, Newton Antonio Paciulli . Políticas Públicas de Educação Infantil em Campinas: tessituras sobre a coexistência de diferentes e diversas formas de organização. Revista Exitus, v. 4, p. 33-57, 2014. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/125. Acesso em: 10 abr. 2024.
NERIS, Eliane Fernandes; MOMMA, Adriana Missae. Programa Criança Feliz e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para o teto dos gastos públicos: uma vez que houve direito… Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n.2, 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1982-71992019000200659&lng=es&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 10 abr. 2024.
PEREIRA, Joseane S. F.; MOMMA, Adriana Missae. Centro de Convivência Infantil no Contexto da Faculdade de Odontologia de Piracicaba? (Ceci/Fop/Unicamp): reflexões sobre o seu processo de constituição. In: MOMMA, Adriana Missae. AYOUB, Eliana. VARANI, Adriana. (Org.). Educação infantil na Unicamp: experiências entretecidas no contexto de uma política de formação continuada. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 95-104.
RODRIGUES, Fabiana de Cássia; BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. As entidades em defesa da escola pública e a educação de crianças de 0 a 6 anos: propostas para a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1988). In: MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes; BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Políticas Públicas de Educação Infantil: diálogos com o legado de Fúlvia Rosemberg. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/politicas-publicas-de-educacao-infantil-dialogos-com-o-legado-de-fulvia-rosemberg/. Acesso em: 18 mar. 22.
TELES, Maria Amélia de Almeida. A participação feminista na luta por creches! In: FINCO, Daniela; GOBBI, Márcia; FARIA, Ana Lúcia G. (org.). Creche e feminismo: desafios atuais para uma educação descolonizadora. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica: Associação de leitura do Brasil- ALB; São Paulo: Fundação Carlos Chagas- FCC, 2015, p. 21-33.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.