CAMINHOS E PERSPECTIVAS PARA FORMAÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DO TERMO MULHER CIENTISTA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.200-221Palabras clave:
mulher cientista, perfil conceitual, ensino de ciências, revisão sistemática de literatura.Resumen
Este trabalho trata de compreender as diferentes concepções sobre a mulher cientista no Brasil, a partir da condução de uma revisão sistemática de literatura, utilizando artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos nos últimos 10 anos, no Brasil. Para tal fim, utilizou-se do protocolo de Kitchenham (2007) a partir das strings de busca Mulher Cientista OR Mulheres nas Ciências do Brasil. O levantamento apontou um grande número de trabalhos, dos quais selecionou-se 25 artigos de acordo com os critérios estabelecidos utilizando-se das bases de dados Google Acadêmico, SciELO e Portal de Periódicos CAPES. Os resultados apontaram para ausência de registros que se relacionam diretamente com o perfil conceitual de mulher cientista no Brasil, manifestando uma evidente lacuna de pesquisa no campo do Ensino de Ciências. No entanto, alerta para a necessidade de pesquisas que contemplem lacunas históricas sobre a representação das Mulheres no Ensino de Ciências no Brasil Os trabalhos selecionados dialogam com as seguintes temáticas: questões de gênero, políticas de equidade, protagonismo feminino, diversidade, Ensino, carreira científica, relações étnico-raciais, produção científica, representação, invisibilidade. Evidenciou-se que a produção de artigos com esta temática é realizada majoritariamente por autores do sudeste brasileiro e que há a necessidade de empreender esforços para ampliar as discussões sobre a temática, haja vista que reverberam sobre outras questões sociais relevantes.
Citas
ALVES, José Eustáquio Diniz.; CAVENAGHI, Suzana Marta. Indicadores de desigualdade de gênero no Brasil. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 18, n. 1, p. 83-105, 2013.
AYRES, Constância; CUENTRO, Ana Cecília; NASCIMENTO, Marilia. Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’. Saúde em Debate, v. 45, p. 200–211, 2021.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo, Martins Fontes, 1992.
BOLZANI, Vanderlan da Silva. Mulheres na ciência: por que ainda somos tão poucas?. Ciência e cultura, v. 69, p. 56-59, 2017.
BONAN, Claudia; ARARIPE, Cristina; GONDIM, Roberta; KROF, Simone. A relevância acadêmica, social e política da produção de conhecimentos sobre mulheres nas ciências e na saúde. Saúde em Debate v. 45, p. 5–12, 2021.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 02 abr. 2024.
BRITO, Carolina; PAVANI, Daniela; LIMA JR, Paulo. Meninas na Ciência: atraindo jovens mulheres para carreiras de Ciência e Tecnologia. Revista Gênero, n. 16, n. 1, p. 33-50, 2015.
CARPES, Pâmela Billig Mello; STANISCUASKI, Fernanda; OLIVEIRA, Leticia; SOLETTI, Rossana C. Parentalidade e carreira científica: o impacto não é o mesmo para todos. Epidemiologia e serviços de saúde, n. 31, n. 2, p.1-7, 2022.
CAVALI, Mariana Bolake; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. A participação da mulher na ciência: um estudo da visão de estudantes por meio do teste DAST. ACTIO: Docência em Ciências, v. 3, n. 3, p. 86-107, 2018.
COELHO, Leandro Jorge; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi. Diversidade sexual e ensino de ciências: buscando sentidos. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 893–910, 2015.
CUNHA, Marcia Borin da; PERES, Olga Maria Ritter; GIORDAN, Marcelo; BERTOLDO, Raquel Roberta; MARQUES, Glessyan de Quadros; DUNCKE, Angela Camila. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educacion Química, v. 25, n. 4, p. 407-417, 2014.
EL JAMAL, Natasha Obeid; GUERRA, Andreia. O caso Marie Curie pela lente da história cultural da ciência: discutindo relações entre mulheres, ciência e patriarcado na educação em ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 24, p. e35963, 2022.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Petrópolis-RJ, Vozes, 1972.
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 98-109, 2012.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei Bernardes.; LOPES, Aline Moraes; ANDALECIO, Aleixina Maria Lopes. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 24, n. 1, p. 11-30, 2016.
HEERDT, Bettina; BATISTA, Irinéa de Lourdes. Questões de Gênero e da natureza da Ciência na formação docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 30–51, 2016.
KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
LIMA, Betina Stefanello; COSTA, Maria Conceição da. Gênero, ciências e tecnologias: caminhos percorridos e novos desafios. Cadernos Pagu, v. 48, p. e164805, 2016.
LIMA, Betina Stefanello; LOPES, Maria Margaret; COSTA, Maria Conceição da. Programa Mulher e Ciência: breve análise sobre a política de equidade de gênero nas ciências, no Brasil. Anais do XI Congresso Iberoamericano Ciência, Tecnología y Género. San José, Costa Rica, 2016.
MARTINS, Letícia Barbieri; SANTOS, Rosemar Ayres dos. Questões de gênero e a violência doméstica contra a mulher em periódicos da área de ensino de Ciências. Revista de Ciências Humanas, v. 24, n. 3, p. 87-112, 2023.
MAGALHÃES, Joanalira Corpes; CASEIRA, Fabiani Figueiredo. Enunciações de jovens cientistas: analisando a premiação "para mulheres na ciência". Ensino em Re-Vista, v. 23, n. 2, p. 387–410, 2016.
MASSARANI, Luisa; CASTELFRANCHI, Yurij; PEDREIRA, Anna Elisa. Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico. Cadernos Pagu, v. 56, p. e195615, 2019.
MEIS, Leopoldo; ARRUDA, Ana Paula; GUIMARÃES, Jorge. The impact of science in Brazil. IUBMB life, v. 59, n. 4, p. 227-234, 2007.
MINELLA, Luzinete Simões. Temáticas prioritárias no campo de gênero e ciências no Brasil: raça/etnia, uma lacuna? Cadernos Pagu, v.40, p. 95–140, 2013.
MORTIMER, Eduardo Fleury. Construtivismo, mudança conceitual e o ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996.
MORTIMER, Eduardo F.; SCOTT, Phil; EL-HANI, Charbel N. Bases teóricas e epistemológicas da abordagem dos perfis conceituais. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, v. 30, p. 111-125, 2011.
OLIVEIRA, Leandro; SANTOS, Monique; BICALHO, Helen; JUSTI, Rosária. Mulheres nas Ciências como temática para uma Feira de Ciência: investigando perspectivas de estudantes do Ensino Médio relacionadas a algumas pós-verdades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, 2020.
PAULA, Luciane de. Círculo de Bakhtin: uma análise dialógica de discurso. Revista de Estudos da Linguagem, v. 21, p. 239-257, 2013.
PEREIRA, Zilene Moreira.; MONTEIRO, Simone Souza. Gênero e sexualidade no ensino de ciências no Brasil: análise da produção científica recente. Revista Contexto & Educação, v. 30, n. 95, p. 117–146, 2015.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo, Contexto, 2007.
PICHETH, Sara Fernandes; CHAGAS, Priscilla Borgonhoni. Interfaces entre territorialidade e identidade: analisando as vivências das mães do Grupo Maternati. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, p. 788-801, 2018.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Educação em Ciências na Escola Democrática e as Relações Étnico-Raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329–344, 2019.
RICOLDI, Arlene; ARTES, Amélia. Mulheres no ensino superior brasileiro: espaço garantido e novos desafios. ex æquo, v. 33, p. 149-161, 2016.
RODRIGUES, Jeorgina Gentil.; GUIMARÃES, Maria Cristina Soares. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, n. 46, p. 197–222, 2016.
SEPULVEDA, Claudia; MORTIMER, Eduardo Fleury; EL-HANI, Charbel N. Construção de um perfil conceitual de adaptação: implicações metodológicas para o programa de pesquisa sobre perfis conceituais e o ensino de evolução. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 439–479, 2016.
SILVA, Fabiane Ferreira da; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Trajetórias de mulheres na ciência:" ser cientista" e" ser mulher". Ciência & Educação, v. 20, n. 2, p. 449-466, 2014.
SILVERIO, Florença Freitas.; VERRANGIA, Douglas. O cientista é um homem branco ocidental. Abatirá-Revista de Ciências Humanas e Linguagens, v. 2, n. 3, p. 332-360, 2021.
SOUZA, Maria Izabel Siciliano de; ABDALA-MENDES, Marta Ferreira. A formação científica e profissional das mulheres no Brasil: A contribuição de Bertha Lutz. História da Ciência e Ensino, v. 18, p. 22-46, 2018.
TUESTA, Esteban Fernandez.; DIGIAMPIETRI, Luciano Antonio; DELGADO, Karina Valdivia; MARTINS, Nathália Ferraz Alonso. Análise da participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de Ciências Exatas e da Terra no Brasil. Em Questão, v. 25, n. 1, p. 37–62, 2019.
XAVIER, Giovana. Ciência de Mulheres Negras: um experimento de insubmissão. Saúde em Debate, v. 45, p. 51–59, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.