HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146

Palabras clave:

Floresta Nacional de Tefé, mulheres, protagonismo feminino na floresta, histórias de vidas.

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, que trouxe como uma das metodologias a técnica da história de vida e a fotografia que conta através da imagem a história de três mulheres. Estas são protagonistas femininas da Floresta Nacional de Tefé – Flona. Com a técnica da história de vida, temos a oportunidade de conhecer o indivíduo desde a infância à vida adulta. Conhecer o que é nos permitido. Na entrevista, temos o tempo da fala, o tempo da observação e, principalmente, o tempo do ouvir. A técnica da história de vida exige o ouvir, o escutar. Para isso o ouvir precisa ser transformado em escutar. Sobre, de sermos tocadas, foi o que senti fazendo esta pesquisa do mestrado. Em vários momentos, durante as entrevistas, ou na hora da transcrição das entrevistas, que levou horas a fio, fiquei conectada às histórias de vida dessas mulheres, como também trouxe, em alguns pontos entrelaçados às histórias de vida delas, a minha própria história de vida e da minha família. O ouvir pede o afeto e o respeito pelo que se ouve. A história de vida dessas mulheres, regadas por resistências, dificuldades e afetos, é o ponto que nos faz refletir, que sem essas mulheres e seus povos, não existiria floresta viva. Precisamos, enquanto pesquisadores, trazer e dar visibilidade para esses povos que vivem no meio da floresta, pois elas são as verdadeiras protagonistas dessas vivências.

Biografía del autor/a

Marcela da Silva Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação - PPGED. Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - CEST UEA. Trabalha com as mulheres da Floresta Nacional de Tefé - FLONA, como pesquisadora e fotógrafa voluntária. Mãe e feminista, que busca como pesquisadora e mulher, a liberdade de expressão, o reconhecimento dos povos que cuidam da floresta, seus conhecimentos ancestrais e as suas autonomias que são articuladas em comunidade, como fortalecimento das suas identidades.

Rita de Cássia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Profª Dra. Rita de Cássia Fraga Machado.Sub-Coordenadora do PPGED/Tefé/UEA Coordenadora do Programa Mulheres na Universidade - Edital Padex/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
GT 17 ANPED - Filosofia da Educação  http://lattes.cnpq.br/8882999172098781https://orcid.org/0000-0002-7385-3771
 

Citas

ANDRADE, Êmila da Silva; MACHADO, Rita de Cássia Fraga. Mulheres da Floresta: dizendo sua palavra autonomia, participação e emancipação. In: MACHADO, Rita de Cássia Fraga; GAMA, Aildo da Silva (Org.). Mulheres, organização e produção agroecológica: Floresta Nacional de Tefé. Curitiba: CRV, 2018.

CASTRO, Josué. Geografia da fome. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

GEBARA, Ivone. Educação popular: a ressignificação das expressões. In: CASTRO, Amanda Motta; MACHADO, Rita de Cássia Fraga (Org.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

KAMBEBA, Marcia Wayna. Saberes da floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc, 2005.

SAMAIN, Etiene. Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2012.

SIMONIAN, Lígia. Mulheres da Amazônia Brasileira: entre o trabalho e a cultura. Belém: UFPA/NAEA, 2001.

WOLFF, C.S. Mulheres da floresta: uma história – Alto Juruá, Acre (1980-1945). São Paulo: Hucitec, 1998.

Archivos adicionales

Publicado

2024-08-07

Cómo citar

Barbosa, M. da S., & Machado, R. de C. F. (2024). HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 125–146. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146