HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146Palabras clave:
Floresta Nacional de Tefé, mulheres, protagonismo feminino na floresta, histórias de vidas.Resumen
Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, que trouxe como uma das metodologias a técnica da história de vida e a fotografia que conta através da imagem a história de três mulheres. Estas são protagonistas femininas da Floresta Nacional de Tefé – Flona. Com a técnica da história de vida, temos a oportunidade de conhecer o indivíduo desde a infância à vida adulta. Conhecer o que é nos permitido. Na entrevista, temos o tempo da fala, o tempo da observação e, principalmente, o tempo do ouvir. A técnica da história de vida exige o ouvir, o escutar. Para isso o ouvir precisa ser transformado em escutar. Sobre, de sermos tocadas, foi o que senti fazendo esta pesquisa do mestrado. Em vários momentos, durante as entrevistas, ou na hora da transcrição das entrevistas, que levou horas a fio, fiquei conectada às histórias de vida dessas mulheres, como também trouxe, em alguns pontos entrelaçados às histórias de vida delas, a minha própria história de vida e da minha família. O ouvir pede o afeto e o respeito pelo que se ouve. A história de vida dessas mulheres, regadas por resistências, dificuldades e afetos, é o ponto que nos faz refletir, que sem essas mulheres e seus povos, não existiria floresta viva. Precisamos, enquanto pesquisadores, trazer e dar visibilidade para esses povos que vivem no meio da floresta, pois elas são as verdadeiras protagonistas dessas vivências.
Citas
ANDRADE, Êmila da Silva; MACHADO, Rita de Cássia Fraga. Mulheres da Floresta: dizendo sua palavra autonomia, participação e emancipação. In: MACHADO, Rita de Cássia Fraga; GAMA, Aildo da Silva (Org.). Mulheres, organização e produção agroecológica: Floresta Nacional de Tefé. Curitiba: CRV, 2018.
CASTRO, Josué. Geografia da fome. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
GEBARA, Ivone. Educação popular: a ressignificação das expressões. In: CASTRO, Amanda Motta; MACHADO, Rita de Cássia Fraga (Org.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016.
MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
KAMBEBA, Marcia Wayna. Saberes da floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc, 2005.
SAMAIN, Etiene. Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2012.
SIMONIAN, Lígia. Mulheres da Amazônia Brasileira: entre o trabalho e a cultura. Belém: UFPA/NAEA, 2001.
WOLFF, C.S. Mulheres da floresta: uma história – Alto Juruá, Acre (1980-1945). São Paulo: Hucitec, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.