HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146

Palavras-chave:

Floresta Nacional de Tefé, mulheres, protagonismo feminino na floresta, histórias de vidas.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado, que trouxe como uma das metodologias a técnica da história de vida e a fotografia que conta através da imagem a história de três mulheres. Estas são protagonistas femininas da Floresta Nacional de Tefé – Flona. Com a técnica da história de vida, temos a oportunidade de conhecer o indivíduo desde a infância à vida adulta. Conhecer o que é nos permitido. Na entrevista, temos o tempo da fala, o tempo da observação e, principalmente, o tempo do ouvir. A técnica da história de vida exige o ouvir, o escutar. Para isso o ouvir precisa ser transformado em escutar. Sobre, de sermos tocadas, foi o que senti fazendo esta pesquisa do mestrado. Em vários momentos, durante as entrevistas, ou na hora da transcrição das entrevistas, que levou horas a fio, fiquei conectada às histórias de vida dessas mulheres, como também trouxe, em alguns pontos entrelaçados às histórias de vida delas, a minha própria história de vida e da minha família. O ouvir pede o afeto e o respeito pelo que se ouve. A história de vida dessas mulheres, regadas por resistências, dificuldades e afetos, é o ponto que nos faz refletir, que sem essas mulheres e seus povos, não existiria floresta viva. Precisamos, enquanto pesquisadores, trazer e dar visibilidade para esses povos que vivem no meio da floresta, pois elas são as verdadeiras protagonistas dessas vivências.

Biografia do Autor

Marcela da Silva Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós - Graduação em Educação - PPGED. Formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - CEST UEA. Trabalha com as mulheres da Floresta Nacional de Tefé - FLONA, como pesquisadora e fotógrafa voluntária. Mãe e feminista, que busca como pesquisadora e mulher, a liberdade de expressão, o reconhecimento dos povos que cuidam da floresta, seus conhecimentos ancestrais e as suas autonomias que são articuladas em comunidade, como fortalecimento das suas identidades.

Rita de Cássia Fraga Machado, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Profª Dra. Rita de Cássia Fraga Machado.Sub-Coordenadora do PPGED/Tefé/UEA Coordenadora do Programa Mulheres na Universidade - Edital Padex/UEA. Universidade do Estado do Amazonas - UEA.
GT 17 ANPED - Filosofia da Educação  http://lattes.cnpq.br/8882999172098781https://orcid.org/0000-0002-7385-3771
 

Referências

ANDRADE, Êmila da Silva; MACHADO, Rita de Cássia Fraga. Mulheres da Floresta: dizendo sua palavra autonomia, participação e emancipação. In: MACHADO, Rita de Cássia Fraga; GAMA, Aildo da Silva (Org.). Mulheres, organização e produção agroecológica: Floresta Nacional de Tefé. Curitiba: CRV, 2018.

CASTRO, Josué. Geografia da fome. 10 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança feminista. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

GEBARA, Ivone. Educação popular: a ressignificação das expressões. In: CASTRO, Amanda Motta; MACHADO, Rita de Cássia Fraga (Org.). Estudos feministas, mulheres e educação popular. Curitiba: CRV, 2016.

MARTINS, José de Souza. Sociologia da fotografia e da imagem. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022.

KAMBEBA, Marcia Wayna. Saberes da floresta. São Paulo: Jandaíra, 2020.

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Florianópolis: Edusc, 2005.

SAMAIN, Etiene. Como pensam as imagens. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2012.

SIMONIAN, Lígia. Mulheres da Amazônia Brasileira: entre o trabalho e a cultura. Belém: UFPA/NAEA, 2001.

WOLFF, C.S. Mulheres da floresta: uma história – Alto Juruá, Acre (1980-1945). São Paulo: Hucitec, 1998.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Barbosa, M. da S., & Machado, R. de C. F. (2024). HISTÓRIAS DE VIDA, PROTAGONISMOS E EDUCAÇÃO: MULHERES DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 125–146. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.125-146