IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.28-48Palabras clave:
gênero, interseccionalidade, Ensino Superior.Resumen
A desigualdade de gênero é historicamente construída e estruturalmente mantida nas sociedades contemporâneas. Em distintas localidades e em variadas temporalidades, o corpo feminino vivencia diferentes vulnerabilidades, a depender de quem são e os contextos em que estão inseridos. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar as múltiplas dimensões que afetaram a vivência feminina durante a pandemia, desde as que tangenciaram a carreira acadêmica até as que perpassaram pela sobrecarga de trabalho doméstico. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários semiestruturados, enviados por e-mail no decorrer do ano de 2022, às docentes mulheres do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Através da leitura das informações coletadas, foi possível compreender a multidimensionalidade da desigualdade de gênero que afetou as docentes no decorrer do período em questão.Citas
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