IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.28-48

Palavras-chave:

gênero, interseccionalidade, Ensino Superior.

Resumo

A desigualdade de gênero é historicamente construída e estruturalmente mantida nas sociedades contemporâneas. Em distintas localidades e em variadas temporalidades, o corpo feminino vivencia diferentes vulnerabilidades, a depender de quem são e os contextos em que estão inseridos. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar as múltiplas dimensões que afetaram a vivência feminina durante a pandemia, desde as que tangenciaram a carreira acadêmica até as que perpassaram pela sobrecarga de trabalho doméstico. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários semiestruturados, enviados por e-mail no decorrer do ano de 2022, às docentes mulheres do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Através da leitura das informações coletadas, foi possível compreender a multidimensionalidade da desigualdade de gênero que afetou as docentes no decorrer do período em questão.

Biografia do Autor

Maria Júlia Buck Rossetto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, sendo pesquisadora do LaPPlane (Laboratório de Políticas Educacionais). Além disso, é Mestra em Geografia Urbana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Geógrafa e atualmente estudante de Pedagogia pela UNICAMP, possui experiência na área de Geografia Feminista e discussões acerca da temática de gênero em diferentes escalas, norteando suas produções através da interseccionalidade dos sujeitos. Ademais, tem uma trajetória importante como professora de Geografia no Ensino Básico, sendo entusiasta das iniciativas relativas ao Ensino Popular e à Educação Não-formal.

Cristiane Machado, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professora Associada no Departamento de Políticas e Administração dos Sistemas Educativos na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Livre-docente em Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Líder do Laboratório de Gestão Educacional. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Editora Associada na Pro-posições (2020-2026) e na Revista Brasileira de Educação da Anped (2020- 2026). Vice-presidente da Região Sudeste no biênio 2023-2025 e Diretora da Seção São Paulo no biênio 2021-2023 da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE. Desenvolve pesquisas nos temas: política educacional, gestão da educação, avaliação educacional e direito à educação.

Referências

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

BARROSO, Hayeska Costa; GAMA, Mariah Sá Barreto. A crise tem rosto de mulher: como as desigualdades de gênero particularizam os efeitos da pandemia do COVID-19 para as mulheres no Brasil. Revista do CEAM, v. 6, n. 1, p. 84-94, 25 ago. 2020.

BORGES, Maria José Rigotti. O vírus e o invisível: a desigualdade de gênero e o trabalho de cuidado. Rev. Trib. Reg. Trab. 3a Reg., Belo Horizonte, edição especial, t. I, p. 265-310, jul. 2020.

BORSOI, Izabel Cristina Ferreira; PEREIRA, Flavilio Silva Pereira Silva. Mulheres e homens em jornadas sem limites: docência, gênero e sofrimento. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.21, p.119-145, jan./jun. 2011.

BOURDIEU, Pierre. As condições sociais da circulação internacional das ideias. Enfoques, v. 1, n. 1, p. 6-15, 2002.

BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, Campinas, V. 26, pp.329-376, 2006.

CALIÓ, Sônia. Relações de Gênero na Cidade: uma contribuição do pensamento feminista à Geografia Urbana. Tese (Doutorado em Geografia). FFLCH/USP. São Paulo, 1991. 194p.

CHRISTÓFORO, Fátima; ESTEVES, Suely Bonilha. A Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - em tempos de Covid-19. Caderno de Pesquisa NEPP, 91, abril de 2021.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa: Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. Editora Elefante, 2019.

KNOBEL, Marcelo. Reitoria cria o programa emergencial para os cursos e disciplinas de Graduação e Pós. UNICAMP, 16 mar. 2020. Disponível em: https://www. UNICAMP.br/ UNICAMP/noticias/2020/03/16/reitoria-cria-o-programaemergencial-para-os-cursos-e-disciplinas-de-graduacao . Acesso em: 14 fev. 2022.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2018.

MCDOWELL, Linda. Gender, Identity and Place. Understanding Feminist Geographies. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

OLIVEIRA, Ericleia da Silva; NATIVIDADE, Juliana dos Santos; SILVA da; José Atalvanio. Impactos das aulas remotas no ensino superior – estudo de caso. Diversitas Journal, Santana do Ipanema/AL. vol. 6, n. 4, p.3724-3738, out./dez. 2021.

PESCE, Lucila. As contradições da institucionalização da educação a distância, pelo Estado, nas políticas de formação de educadores: resistência e superação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.26, p.183 –208, jun. 2007 - ISSN: 1676-2584.

PESCE, Lucila; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Ensino superior no contexto da pandemia da COVID-19: um relato analítico. Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 33-51, 2021.

REIS, Ana Paula dos; GÓES, Emanuelle Freitas; PILECCO, Flávia Bulegon; ALMEIDA, Maria da Conceição Chagas de; DIELE-VIEGAS, Luisa Maria; MENEZES, Greice Maria de Souza; AQUINO, Estela. Desigualdades de gênero e raça na pandemia de Covid-19: implicações para o controle no Brasil. Saúde em debate, v. 44, 2020.

SANTOS, Dayse Amâncio dos; SILVA, Laurileide Barbosa da. Relações entre trabalho e gênero na pandemia do Covid-19: o invisível salta aos olhos. Oikos: Família e Sociedade em Debate, v. 32, n. 1, p.10-34, 2021.

SILVA, Joseli Maria; CESAR, Tamires Regina Aguiar de Oliveira; PINTO, Vagner André Morais. Gênero e geografia brasileira: uma análise sobre o tensionamento de um campo de saber. Revista da ANPEGE, v. 11, n. 15, p. 185-200, 2015.

Downloads

Publicado

2024-08-07

Como Citar

Rossetto, M. J. B., & Machado, C. (2024). IMPACTOS DA PANDEMIA NO ENSINO SUPERIOR: A REPRODUÇÃO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO NA PRÁTICA DOCENTE. Revista De Ciências Humanas, 25(2), 28–48. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.02.28-48