O TEATRO ÉPICO E SUAS CONEXÕES COM O TEATRO DO OPRIMIDO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.03.164-180Palabras clave:
Boal, Brecht, quarta paredeResumen
Esta pesquisa procurou estabelecer conexões entre as propostas teatrais de Bertolt Brecht e Augusto Boal, identificando relações entre o Teatro Épico e o Teatro do Oprimido. Desenvolveu-se a partir de uma perspectiva de pesquisas e reflexão oriundas da observação e experiência na prática profissional de professora de teatro. Com uma metodologia baseada em um estudo qualitativo, de cunho interpretativo, visa comparar as propostas teatrais de Brecht e Boal, tencionando provocar reflexões a respeito de duas propostas teatrais importantes na história do teatro mundial. Foram verificadas semelhanças entre as propostas teatrais de Brecht e Boal, incluindo o estabelecimento de uma quebra da quarta parede tão valorizada por Stanislavski (2015). As propostas de Brecht e Boal estabelecem conexões potencializadas pelo fato de terem sido criadas durante a instauração de regimes totalitários, as quais rompem com o modelo tradicional de teatro.
Citas
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas - Magia e técnica, arte e política. 3ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BETTI, Maria Sílvia. O teatro de resistência. História do teatro brasileiro, v. 2, p. 194-215, 2013.
BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro - memórias imaginadas. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BOAL, Augusto. Jogos para Atores e Não-Atores. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.
BOAL, Augusto. O Arco-Íris do Desejo: Método Boal de Teatro e Terapia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.
BOAL, Augusto. O Teatro Como Arte Marcial. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
BOAL, Augusto. Teatro Legislativo / organização de Fabiana Comparatto e Julián Boal; apresentação, notas, tradução e estabelecimento de texto de Fabiana Comparato - São Paulo: Editora 34, 2020 (1ª Edição).
BOSSMANN, Reinaldo. O teatro épico de Brecht. Revista Letras, v. 24, 1975.
BRECHT, Bertolt. Teatro Dialético. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
FURTADO, Marli Terezinha. Bertolt Brecht e o teatro épico. Fragmentos: Revista de Língua e literatura estrangeiras, v. 5, n. 1, 1995.
KOUDELA, Ingrid Dormien; SANTANA, Arão Paranaguá de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, v. 3, n. 2, p. 145-154, 2005.
MARQUES, John. Bertolt Brecht e o Teatro Épico. São Paulo: Teatro em Escala, 2019. Disponível em: https://teatroemescala.com/2019/09/26/bertolt-brecht-e-o-teatro-epico/#comments. Acesso em: 29 dez 2023.
MEYERHOLD, Vsévolod Emilevich. Do teatro. São Paulo: Iluminuras, 2012.
REAL, Luciane Magalhães Corte; CANAN, Silvia Regina. Adultocentrismo na educação infantil. Revista de Ciências Humanas, v. 3, n. 3, p. 30-45, 2002.
ROSENFELD, Anatol. Brecht e o teatro épico. Editora Perspectiva SA, 2016.
STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. 25ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Ciências Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.