O JOGO DAS RIMAS: ESTIMULANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DE CRIANÇAS COM DISLEXIA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.127-150Palabras clave:
jogos inclusivos, transtorno em dislexia, ensino e aprendizagem.Resumen
Este trabalho tem por objetivo buscar uma metodologia que auxilie o desenvolvimento da consciência fonológica de crianças diagnosticadas com Dislexia. Para isso, buscamos, a partir de um diálogo com uma equipe de profissionais da área da saúde como Neuropsicopedagogas, Neurologista, Fonoaudióloga e Psicóloga, idealizar um jogo de rimas, que foi desenvolvido e aplicado em um grupo de crianças de uma escola da rede Municipal de Cerro Largo- RS. À vista disso, com base nos pressupostos teóricos de Almeida (2009), Batista (2017), Cândido (2013), Castrillon (2013), Carvalho (2014), Capellini (199), Cunha Neves (2014), Dehaene (2012). Este trabalho foi dividido em quatro capítulos: o que é Dislexia, conceitos e definições; o papel da escola frente ao aluno com Dislexia; a importância do acompanhamento dos profissionais especializados junto ao professor; e, por fim, o jogo como ferramenta de apoio pedagógico para essas crianças. Partindo-se então, das observações levantadas, após um mês de treinamento com o jogo das rimas, constatamos que os participantes demonstraram melhora significativa em relação ao desenvolvimento da habilidade de consciência fonológica. Observamos que os casos mais leves de Dislexia apresentaram maior grau de desenvolvimento do que os participantes com estágios de Dislexia mais avançados, entretanto, todo o avanço é considerado positivo, independente do grau de melhora.
Citas
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