A CHEGADA PRECOCE DAS TELAS NA VIDA DA CRIANÇA E AS IMPLICAÇÕES ADVINDAS DESSA RELAÇÃO: PAPEL PREVENTIVO E INTERVENTIVO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.102-118Palabras clave:
Crianças Pequenas, Tecnologias Digitais, Saúde Física e Mental.Resumen
O presente artigo propõe uma reflexão sobre a introdução precoce das tecnologias digitais na vida das crianças com ênfase nos desafios enfrentados durante a pandemia de Covid-19, quando as atividades escolares migraram para o ensino remoto. Embora se reconheça os benefícios potenciais dos recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem quando utilizados de maneira equilibrada, a pesquisa enfatiza os efeitos adversos resultantes da exposição excessiva ao mundo digital. Problemas de saúde física e mental, como obesidade, distúrbios do sono, problemas visuais, posturais e questões emocionais, foram identificados como consequências dessa imersão intensiva. O estudo tem como objetivo propor uma reflexão aprofundada sobre os efeitos nocivos da exposição precoce das crianças às telas e as implicações no seu desenvolvimento físico e mental. Trata de uma pesquisa qualitativa, metodologicamente embasada numa abordagem bibliográfica descritiva. Como resultados, observou-se a necessidade de efetivar parcerias colaborativas entre escola, famílias, profissionais de saúde e especialistas em tecnologia. Essa cooperação visa criar um ambiente de apoio mútuo, promovendo não apenas a conscientização, mas também práticas efetivas para o desenvolvimento saudável das crianças. Além disso, os resultados almejam ser um valioso contributo para profissionais que atuam na área da infância, incentivando a preservação da saúde física e mental das crianças e procurando mitigar os impactos negativos da exposição precoce às telas, ao mesmo tempo que prepara as crianças para um uso responsável e consciente das tecnologias digitais em suas vidas.
Citas
ABREU, Leandro Melo de; TRAEBERT, Eliane. Relação entre tempo de tela e excesso de peso em crianças de seis anos. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/16288/1/2020_11_03_Artigo%20%20.pdf. Acesso em: 02 ago. 2023.
AVRELLA, Jéssica Freitas; CERUTTI, Elisabete. Tecnologias na educação: o ensino híbrido enquanto possibilidade metodológica. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3242/pdf. Acesso em: 15 set 2023.
BATISTA, Sidnei Rodrigues; BETTI, Mauro. A televisão e o ensino da Educação Física escolar: uma proposta de intervenção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 2, p. 135-148, jan. 2005.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 3/2006, de 11 de abril de 2006: DiretrizesCurricularesNacionais para o Curso de Pedagogia. Brasília, DF. 2006. Disponível em: Acesso em: 18 jul. 2023.
BRASIL.Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf; Acesso em: 06 ago. 2023.
BRAZELTON, Thomas Berry e GREENSPAN, Stanley.As Necessidades Essenciais das Crianças: o que toda criança precisa para crescer, aprender e se desenvolver. Porto Alegre: Artmed, 2002.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
CARBONELL, Jaume. Pedagogias do Século XXI: bases para a inovação educativa. Porto Alegre: Penso, 2016.
CERUTTI, Elisabete. Reflexões sobre a prática pedagógica em tempos de cibercultura: um repensar sobre a ação docente (2015). Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3965. Acesso em: 15 set. 2023.
COLL, César; MONEREO, Carles (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CORSARO, Willian Arnold. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
DÍEZ NAVARRO, Mari Carmen. Afetos e emoções no dia-a-dia da educação infantil. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
GAÍVA,MariaAparecida Munhoz; MONTESCHIO CarolineAparecidaCoutinho; MOREIRAMayrene Dias deSousa; SALGE, Ana KarinMarques;Avaliaçãodo crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de enfermagem.Artícolo de Investigación. Enferm.36(1):9-21;2018. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-45002018000100009. Acesso em: 18 de jul. 2023.
GARMES, André; MOURA, Marcelo. Obesidade infantil: a doença do milênio. Jornalismo, Ciênciae Tecnologia. Disponível em: http://cienciaetec.wordpress.com/2014/05/13/obesidade-infantil-a-doenca-domilenio/. Acesso em: 12 de ago. 2023.
GATTI, Bernardete Angelina. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/7M6bwtNMyv7BqzDfKHFqxfh/. Acesso em: 10 de jun. de 2023.
GATTI, Bernardete Angelina. Contemporaneidade: educação, modernidade e pós-modernidade. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11995/7341. Acesso em: 08 de jun. de 2023.
GUARESCHI, Pedrinho. Alteridade e relação: uma perspectiva crítica. In: ARRUDA, Ângela (org.). Representando a alteridade. Petrópolis. RJ: Vozes, 1998.
INÁCIO, Cláudia de Oliveira; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano; RIOS, Míriam Benites. Infância e tecnologias: desafios e relações aprendentes.Disponível em:http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4542 . Acesso em: 13 set. 2023.
LARANJEIRAS, Ana Letícia Canuto; NEVES, ReynielWandebil Sobrinho Neves; ALENCAR, Valéria Viana; LOPES, Andressa Pereira. O uso excessivo das tecnologias digitais e seus impactos nas relações psicossociais em diferentes fases do desenvolvimento humano. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/8964/4532. Acesso em: 27 de jul. de 2023.
MAIA, Ana Paula. A escola na rede de proteção dos direitos de crianças e adolescentes: guia de referência / Ana Paula Maia... [et al.]. – São Paulo: Ação Educativa, 2018.
PAPALIA, Diane; FELDMAN, RuthDuskin. Desenvolvimento Humano. 12.ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
ROCHA, Maressa Ferreira de Aalencar. et al. Consequências do uso excessivo de telas para a saúde infantil: uma revisão integrativa da literatura. João Pessoa (PB): ORCID/FCMPB, 2022.
SILVA, Marcos Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012.
SILVA, Patrícia Fernanda da. O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/168851. Acesso em: 02 de ago. de 2023.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, LebiamTamarGomes da. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista de Psicopedagogia, 2017; 34(103): 87-97.
SILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga; WAGNER Adriana. (2009). Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicologia Escolar e Educacional, 13(2), 283-291.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital. Manual de Orientação. Departamento de Adolescência. no.1, outubro de 2016. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf. Acesso: 18 de jul. de 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (OMS) (2019). Guidelinesonphysicalactivity, sedentarybehaviourandsleep for childrenunder 5 yearsof age. World Health Organization. Disponívelem: https://apps.who.int/iris/handle/10665/311664. Acesso em: 02 de jun. de 2023.
PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MELLO, Suely Amaral. Importância dos jogos e das brincadeiras na infância. In:PASCHOAL, Jaqueline Delgado; MORENO, Gilmara Lupion; AQUINO, Olga Ribeiro de. Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Londrina: Humanidades, 2007.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.