A DESIGUALDADE RACIAL E AS ASSIMETRIAS RELACIONADAS À DIGITALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERCEPÇÃO DOCENTE: UMA URGÊNCIA CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.68-85Palabras clave:
Educação Infantil, TDICs, desigualdade racial.Resumen
A construção da inteligência digital é essencial no mundo contemporâneo, porém enfrenta desafios devido às assimetrias no sistema educacional, afetando de maneira desigual a população mais vulnerável, composta majoritariamente por pretos e pardos. Estudantes negros enfrentam dificuldades de acesso à educação de qualidade, muitas vezes vivendo em regiões socialmente vulneráveis e com infraestrutura escolar deficiente, incluindo falta de recursos digitais e conectividade à internet. Isso cria uma brecha digital em comparação com estudantes de classes sociais mais favorecidas que têm acesso a recursos tecnológicos. Este artigo destaca a importância de abordar essas questões desde a Educação Infantil, visando combater a desigualdade racial que acompanhará as crianças ao longo de sua rotina escolar, principalmente com relação ao acesso à digitalidade. A pesquisa será de natureza aplicada e será apoiada por uma revisão tipo Survey, buscando sensibilizar docentes e gestores da Educação Infantil para a urgência de lidar com esse problema. Além disso, ela aponta para a necessidade de uma investigação de campo para compreender como essas disparidades se manifestam no cotidiano escolar, a partir das percepções dos professores. Trata-se de uma pesquisa em andamento, em que se objetiva promover a reflexão e a busca por soluções que minimizem essas desigualdades no contexto educacional.
Citas
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