PENSANDO A EMOÇÃO: A NEUROCIÊNCIA DOS AFETOS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.02.204-210Palabras clave:
Emoção, pensamento racional, neurociência dos afetos.Resumen
Atualmente, muito se fala sobre a importância da emoção no pensamento racional. Porém, por um longo período, razão e emoção foram entendidas como dissociadas, considerando que a emoção prejudicava o ‘bom pensamento’. Diante disso, o objetivo desta resenha é apresentar o livro “Emocional: a nova neurociência dos afetos”, de Leonard Mlodinow. O livro discorre sobre o lugar decisivo das emoções no pensamento racional. O autor exemplifica com pesquisas científicas, testes e acontecimentos cotidianos para fundamentar sua tese de que as emoções têm um papel decisivo em nosso pensamento racional. Assim sendo, é fundamental não só para a nossa sobrevivência e evolução como sociedade, mas também para viver-se bem e com saúde mental. O livro, que está estruturado em três partes e nove capítulos e um epílogo. Para finalizar, o livro “Emocional: a nova neurociência dos afetos” deixa-nos uma lição: “nós somos aqueles com quem convivemos” (p. 236).
Citas
MLODINOW, Leonard. Emocional: a nova neurociência dos afetos. 1ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 2022. 327p.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.