VISITA AO PALÁCIO DE VERSALHES: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA MEDIADA PELA TECNOLOGIA

Autores/as

  • Carla Emilia Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marcos Cesar Danhoni Neves Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Josie Agatha Parrilha Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.246-261

Palabras clave:

arte barroca, leitura de imagem interdisciplinar, aprendizagem significativa, tecnologia.

Resumen

Apresentamos o uso do site e do aplicativo Google Arts and Culture, tanto em suas versões para computador quanto para celular, como ferramentas educacionais no contexto do Ensino Médio, explorando o conteúdo relacionado à Arte Barroca. Discutimos as potenciais aplicações deste recurso tecnológico com o objetivo de promover um ensino interdisciplinar e emancipatório, alinhando-se com algumas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, ao mesmo tempo em que divergimos do atual modelo tecnológico/burocrático predominante, que demonstra rigidez e está sendo implementado nas escolas públicas do Paraná. O texto se baseia em uma abordagem qualitativa que explora a experiência imersiva no Palácio de Versalhes, na França. Aborda também discussões sobre aprendizagem significativa, interdisciplinaridade no ensino, além de destacar a importância do estudo da imagem no contexto tanto dos professores quanto dos alunos. O exercício proposto neste estudo possibilitou uma análise mais profunda do potencial interdisciplinar da ferramenta tecnológica apresentada, destacando a incorporação da Leitura de Imagem Interdisciplinar, denominada LI², como um elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, enfatizando o papel da arte. Durante a pesquisa, evidenciou-se a urgente necessidade de promover uma abordagem interdisciplinar nos conteúdos científicos e de fomentar uma visão crítica sobre o uso das tecnologias. Isso se torna especialmente relevante para que os professores possam exercer sua autonomia e criatividade, mesmo diante de currículos limitados e inflexíveis. Neste contexto, nosso referencial teórico se baseia em autores como Novak (1989), Moreira (2007), Fazenda (2011), Silva e Neves (2016; 2018), entre outros.

Biografía del autor/a

Carla Emilia Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG - 2011) com especialização em Arte e Ensino das Artes pela Faculdade de Artes do Paraná, FAP (2010). Possui filiação em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG (2005). É professora efetiva de Arte na Secretaria de Educação do Estado do Paraná, no Colégio Estadual Instituto de Educação Cesar Prieto Martinez.

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq).ORCID número: https://orcid.org/0000-0002-3724-5373

Josie Agatha Parrilha Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Educação para Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá - PCM/UEM (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para a Ciência - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Bauru (2015-2016). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPE/UEM (2004-2006). Especialização em Educação Pública - UEM (2001-2003) e Especialização em Docência no Ensino Superior - CE-SUMAR (2006-2007). Licenciatura em Pedagogia (1984-1988) e Licenciatura em Artes Visuais (2004-2006). Atuação Profissional: Professora Associada do Departamento de Artes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG. Membra da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) desde 2017; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 2008 e da Federação dos Arte/Educadores do Brasil (FAEB) desde 2010. Atua em disciplinas ligadas a formação de professores/as para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Docente do corpo permanente dos Programas stricto sensu de Pós-Graduação: Ensino em Ciências e a Educação Matemática (PPGECEM - UEPG) e Educação para a Ciência e a Matemática (PCM - UEM). Líder do grupo de pesquisa INTERART - Interação entre Arte, Ciência e Educação: diálogos e interfaces nas Artes Visuais (CNPq), o INTERART tornou-se um Projeto de Pesquisa Interinstitucional com parcerias com diferentes propiciando interações em atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Coordena a Pesquisa continuada - Imagens na relação arte e ciência, cadastrada na UEPG (a partir de 2017). Coordenadora do subprojeto Residência Pedagógica Interdisciplinar - Artes Visuais, Matemática e Música (a partir de 2022). Coordena o Projeto de Extensão INTERARC - Interação entre Arte e Ciência em atividades de extensão com enfoque interdisciplinar. Participante de projeto de Pesquisa - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática - 2022-2024 (Fundação Araucária - CHAMADA PÚBLICA 09/2021. PROGRAMA PESQUISA BÁSICA E APLICADA). Participa do Projeto - Formação e Competências Docentes para Educação de Qualidade e Equidade nas Ciências e na Matemática (CP 09/2021). Coordenou o Projeto Leitura e análise interdisciplinar da imagem: contribuições para o ensino de ciência com enfoque CTS (ciência, tecnologia e sociedade) - CNPq (2019 a 2022). Coordenou o Programa de Pós-Graduação PPGECEM entre 2021 a 2023. Coordenou projetos ligados a formação do professor com ênfase na interdisciplinaridade: o PIBID Interdisciplinar (um dos subprojetos do Projeto Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) PIBID, CAPES (2014-2015); Socializando Teorias e Vivências para Professores de Arte da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2011 a 2012); Processos Formativos de Inovação no Ensino da Arte para Professores de Artes Visuais e Música da Educação Básica - Novos Talentos da UEPG (2010 a 2011); Subsídios interdisciplinares às licenciaturas em Artes Visuais, Pedagogia e Ciências - Sem Fronteiras, SETI (2009 a 2010). Atua na tríade universitária: Ensino Pesquisa e Extensão, com projetos ligados as Artes Visuais com enfoque interdisciplinar (ênfase na relação entre a Arte e a Ciência). Orienta alunos/bolsistas: Mestrado (PPGECEM - PCM) e Doutorado (PCM); Iniciação Científica (PIBIC/BIC).http://orcid.org /0000-0002-8778-6792

Citas

A HISTÓRIA de The Magic Lantern de Charles Van Loo. Arte e Blog. 23 de julho de 2015. Disponível em < https://www.arteeblog.com/2015/07/a-historia-de-magic-lantern-de-charles.html> Acesso em 8 abr 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas paranaenses: avaliação de uma política educacional em ação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 35, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/edur/a/PctQH3S3SsrCNkCTbwQWcyH/?lang=pt>. Acesso em: 6 abr. 2022.

CALLET, François-Antoine. Luís XVI em traje de coroação, 1779. Dimensões: 147 x 107,9 cm. Palácio de Versalhes, França. Disponível em < https://artsandculture.google.com/asset/louis-xvi-in-sacred-costume-antoine-fran%C3%A7ois-callet/8QH8TKMDlNfQMA?hl=pt-br> Acesso em 13 mar. 2023.

CASTRO, Rosana. As ideias de Herbert Read: uma educação para a paz. Jornal Arte e educação. Dossiê 50 anos. Revista VIS, Brasília, v.20, n. 1, p.127-143.jun.2021. Disponível em https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/38979. Acesso em 8 abr 2023.

CHARLES Amédée Philoppe. National Galerry of Art. Disponível em https://www.nga.gov/collection/artist-info.1491.html#biography Acesso em 8 abr 2023.

CONTE, Elaine; MARTINI Rosa Maria Filippozzi. As tecnologias na Educação: uma questão somente técnica? Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, p. 1191-1207, out./dez. 2015. Disponível em < https://www.scielo.br/j/edreal/a/6dtyr69fvxK7bBmCm5H35FQ/abstract/?lang=pt> Acesso em 8 abr 2023.

COSTA, Debora Chistina Lopes. A dimensão estética nos processos formativos a distância voltados para uma educação mediada por tecnologias digitais. CIET, EnPED, 2020. Disponível em <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1079>

CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de Arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

DIA a dia Educação. Tecnologias educacionais. Disponível em < http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1477> Acesso em 1 abr 2023.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou ideologia. Loyola, 6ª ed. 2011.

FILHO, Luiz Alberto de Souza, et. al. Ensino remoto emergencial: propostas das secretarias estaduais de educação para o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Revista Ciências & Ideias. v.13, n.3, jul/set, 2022. Disponível em: <https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2252>. Acesso em: 6 abr. 2022.

JANSON, H. W; JANSON, A. F. Iniciação à História da Arte. 2ªed. São Paulo Martins Fontes, 1996.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Conferência de encerramento do V Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. Madri, Espanha, Set. 2006 e I Encuentro Nacional sobre Ensenanza de la Mat. Tandil, Argentina, Abril, 2007. Disponível em: < http://moreira.if.ufrgs.br/visaoclasicavisaocritica.pdf> Acesso em: 6 abr. 2022.

MITIDIERI, Maria Cristina de Azevedo; ROCHA, Maria. O Patrimônio Esportivo e os Museus do Esporte no Google Arts & Culture. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 2, p. 418-439, abr./jun. 2021. Disponível em :< https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/103009> Acesso em: 6 abr. 2022.

NASCIMENTO, Thainara Rocha. et al. Ensino Remoto na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná em Tempos de Pandemia. Revista Extensão em foco. Palotina, n. 26, p. 128-151, jan./jul. 2022. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/81645>. Acesso em: 6 abr. 2022.

NOVAK, Joseph D. Helping students learns how to learn: a view from a teacher-researcher. Cornell Universuty, Ithaca, NY, 1989. Disponível em : < http://ppp.unipv.it/PagesIT/StoriaScienza/PDF/Novak.PDF>. Acesso em: 6 abr. 2022.

PALÁCIO de Versalhes. Google Art & Culture. Disponível em < https://artsandculture.google.com/> Acesso em 9 abr 2023.

PASCOAL et al. Promover o patrimônio cultural através do empreendedorismo e da criatividade: o projeto Google Arts & Culture. Sensos-e. v. 6, n 3, 2019. Disponível em: < https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3038> Acesso em: 6 abr. 2022.

PILONETTO, Ivania Almeida. Educação, tecnologia e trabalho docente: o ensino remoto no contexto da pandemia da Covid-19. Dissertação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFPR), Pato Branco, 2022. Disponível em < https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30602> Acesso em 8 abr 2023.

REGO, Sheila Cristina Ribeiro. et al. Imagens no ensino de ciências: o que pensam os professores. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9244> Acesso em 7 abr. 2023.

REGO, Sheila Cristina Ribeiro. et al. A linguagem visual na formação e na prática de professores: aspectos de artigos publicados entre 2008- 2017. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9021> Acesso em 7 abr. 2023.

ROSENBERG, Sandrini. Um jogo inteligente de ótica. Revista do palácio de Versalhes. 5 MAIO 2020. Disponível em < http://www.lescarnetsdeversailles.fr/2020/05/un-savant-jeu-doptique> Acesso em 7 abr. 2023.

SILVA, A. P.; NEVES, M. C. D. Leitura de imagens: reflexões e possibilidades teórico-práticas. Revista Labore em Ensino de Ciências, Campo Grande, v.1, n.1, p. 128-136, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/labore/article/view/2866. Acesso em: 22/02/2023.

SILVA, Josie Ágatha Parrilha; NEVES, Marcos Cesar. Danhoni. (Org). Leitura de imagens como possibilidade de aproximação entre arte e ciência. In: Imagem e Ensino: possíveis diálogos. Em Aberto, Brasília, v. 31, n. 103, p. 23-38, set./dez. 2018. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3257>. Acesso em: 25/12/2022

SILVA, Juliana de Souza. Da ampliação ao acesso à Arte na França de meados do século XVIII e início do século XIX. IV Encontro de História da Arte – IFCH/UNICAMP, 2008. Disponível em < https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2008/SILVA,%20Juliana%20de%20%20Souza%20-%20IVEHA.pdf> Acesso em 8 abr 2023.

VAN LOO, Charles-Amédée. Retrato Mágico de Luis XV, óleo sobre tela, 1762. Palácio de Versalhes – França. Disponível em < https://artsandculture.google.com/story/2QUxSNIbPHAZKA?hl=pt-BR> Acesso em 12 marc. 2023.

VERMEER, Johannes. Moça com brinco de pérola, 1665. Dimensões 44 cm X 39 cm. Rijksmuseum (2023–2023), Mauritshuis. Disponível em Google Arts & Culture aplicativo. Acesso em 13 mar. 2022.

VIEIRA, Marcelo Aparecido Freitas; BERKENBROCK-ROSITO. Cultura digital: uma compreensão do poder nas percepções estéticas no uso das tecnologias educacionais digitais. Laplage em Revista, vol. 3, n.º 2, pp. 109-122, 2017. Disponível em < https://www.redalyc.org/journal/5527/552756522010/552756522010.pdf> Acesso em : 6 abr. 2022.

WANI, Showkat; ALI, Asifa; GANAIE Shabir Ahmad. The digitally preserved old-aged art, culture and artists An exploration of Google Arts and Culture. PSU Research Review Vol. 3 No. 2, 2019, pp. 111-122. Disponível em< https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PRR-08-2018-0026/full/html> Acesso em 6 abr. 2022.

WIPPEL, Monikeli; GEBARA, Maria Jose Fontana. Ciência e arte: uma análise de dissertações e teses brasileiras sobre a formação de professores de ciências. Revista Tecné Episteme y Didaxis. Congresso Internacional de formación de profesores de ciências para la construcción de sociedades sustentables. Outubro, 10, 11, 12 de 2018. Bogotá. Disponível em < https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/15083> Acesso em 7 abr. 2023.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Nascimento, C. E., Neves, M. C. D., & Silva, J. A. P. (2024). VISITA AO PALÁCIO DE VERSALHES: INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE ARTE E CIÊNCIA MEDIADA PELA TECNOLOGIA. Revista De Ciências Humanas, 25(1), 246–261. https://doi.org/10.31512/19819250.2024.25.01.246-261