ESPAÇO CRIATIVO: PROPOSIÇÕES DO "CESTO LITERÁRIO" NA ESCOLA INDÍGENA

Autores/as

  • Márcia de Souza UFSC/Unochapecó https://orcid.org/0000-0003-0053-198X
  • Suzi Laura da Cunha Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Leonel Piovezana Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.94-109

Palabras clave:

Literatura. Leitor. Interdisciplinar. Intercultural. Licenciatura indígena.

Resumen

As experiências com a Licenciatura Intercultural Indígena demonstram que o processo de aprendizagem de educadores e educandos depende de métodos de ensino, capazes de valorizar a produção cultural, a língua, a literatura dos povos originários. Nessa perspectiva, desenvolvemos o "Cesto Literário", projeto interdisciplinar do curso de pedagogia intercultural, com objetivos de conhecer, evidenciar e promover diálogo a respeito de diversas tradições literárias, indígenas e não indígenas. A iniciativa considerou o contexto do oeste de Santa Catarina, local colonizado por italianos e alemães, marcado pela cultura do trabalho onde iniciativas voltadas à produção cultural são isoladas e tímidas. Pesquisas demonstram que o conhecimento histórico e literário dos jovens da região, que ingressam no ensino superior, é significativamente inferior aos de outras regiões do estado. Em âmbito nacional, "Retratos da Leitura no Brasil" apresenta dados inquietantes e reitera a necessidade de incentivar o hábito da leitura e potencializar o senso crítico da comunidade acadêmica, tendo em vista nos últimos anos a redução de 4,6 milhões de leitores, 14% da queda foi registrada no ensino superior. As ações utilizaram textos literários e saberes indígenas como ponto de partida, engajou educadores a colocou diferentes modos de ler em prática, no cotidiano das escolas indígenas Sape Ty Ko e Cacique Vanhkre.

Biografía del autor/a

Márcia de Souza, UFSC/Unochapecó

Doutorado em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - PPG-LIT UFSC. Mestrado em Literatura pelo mesmo
Programa. Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2014 a 2018). Também
coordenou (2012 a 2014) e atua como docente no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas pela mesma instituição. Possui Experiência na
área de Letras e desenvolve atividades relacionadas à pesquisa e extensão universitária na área. Coordena o Projeto de Extensão Bolsa Amarela: cidadania e formação de leitores. É membro do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Unochapecó. Atuou como professora no Ensino Fundamental e Médio.

Citas

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Archivos adicionales

Publicado

2023-05-09

Cómo citar

Souza, M. de, Cunha, S. L. da, & Piovezana, L. (2023). ESPAÇO CRIATIVO: PROPOSIÇÕES DO "CESTO LITERÁRIO" NA ESCOLA INDÍGENA. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 94–109. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.94-109