EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ARTES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Cilene Margarete Pereira
  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti
  • Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.07-25

Palabras clave:

Educação em Direitos Humanos. Tertúlias Dialógicas. Extensão. Relato de experiência. Educação Básica.

Resumen

A educação em direitos humanos tem o fim de capacitar pessoas e difundir informações para a promoção de uma cultura em direitos humanos por meio de programas e planos de educação em direitos humanos (ONU, 2006). Pensar em educação em direitos humanos significa, portanto, acenar de modo direito para uma educação e uma sociedade inclusivas, que promovam a inserção de todos os grupos e indivíduos, sem segregações ou discriminações, sobretudo das chamadas minorias sociais (SODRÉ, 2005). Considerando este contexto, o artigo relata a experiência do Projeto de Extensão “Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na educação básica”, realizado pela UNIFAL-MG, Campus Varginha, juntamente com alunos do 3.º ano do Ensino Médio do CEFET, Campus Varginha. Tendo como áreas temáticas Direitos Humanos e Justiça e Educação, o projeto reflete sobre a relação entre direitos humanos e grupos sociais em situação de vulnerabilidade, visando contribuir com a formação cidadã dos envolvidos por meio da educação em direitos humanos. Para tanto, fez uso da metodologia das Tertúlias Dialógicas adaptada ao contexto. A participação no projeto de extensão permitiu aos envolvidos (alunos da UNIFAL-MG e do CEFET-MG) um contato mais eficaz com temáticas dos direitos humanos e colaborou com sua formação crítica e reflexiva.

Biografía del autor/a

Cilene Margarete Pereira

Doutora em Teoria e História Literária (UNICAMP). Professora Visitante da Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (UNIFAL-MG/ICSA), Coordenadora do Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Doutor em Teoria e História Literária (UNICAMP). Foi Professor substituto da Universidade Federal de Alfenas, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (UNIFAL-MG/ICHL). Coordenador Adjunto do Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica.

Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas (PUC-SP). Docente efetiva no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Varginha. Colaboradora no Projeto de Extensão Artes e Direitos Humanos: educação e formação cidadã na Educação Básica, da UNIFAL-MG, Campus Varginha

Citas

BRASIL. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitoshumanos/DIAGRMAOPNEDH.pdf. Acesso em: 09 de mar. de 2020.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Distrito Federal: Brasília, 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf . Acesso em 21 nov. 2022.

BRASIL. Resolução 01/2012. Brasília: CNE, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em 14 de fev. 2021.

BRASIL. Caderno de educação em direitos humanos: educação em direitos humanos – diretrizes nacionais. Brasília: secretaria nacional de promoção e defesa dos direitos humanos, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=32131-educa cao-dh-diretrizesnacionais-pdf&Itemid=30192. Acesso em 15 de fev. 2021.

BRASI. Cartilha do participante ENEM 2022. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/download/enem/cartilha_do_participante_enem_2022.pdf. Acesso em 10 nov. 2022.

CANDIDO, Antonio. Vários Escritos. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1995.

CHAUI, Marilena. A não violência do brasileiro, um mito interessantíssimo. São Paulo: Brasiliense, 1980.

FLECHA, Ramon; CARRIÓN, Rocio; GONZALEZ, Aitor. Transferencia de tertulias literarias dialógicas a instituciones penitenciarias. Revista de Educación, Madri, 360. Enero-abril 2013, p. 140-161.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 17. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: UNESP, 2008.

LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MAGENDZO, Abraham. La Educación en Derechos Humanos y la Justicia Social en Educación. RODINO, Ana Maria et al. (org.). Cultura e educação em direitos humanos na América Latina. Brasil: trajetórias, desafios e perspectivas, João Pessoa: CCTA, 2016.

SILVA, Ainda Maria Monteiro; TAVARES, Celma. A formação cidadã no ensino médio. São Paulo: Ed. Cortez, 2012.

SODRÉ, Muniz. Por um conceito de minoria. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (org.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.

UNESCO. Programa Mundial para educação em direitos humanos. Nova York; Genebra, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/textos/edh/br/plano_acao_programa_mundial_edh_pt.pdf. Acesso em 10 de mar. 2020.

Publicado

2023-05-09

Cómo citar

Pereira, C. M., Cavalcanti, L. M. D., & Toledo, E. G. F. de. (2023). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS, ARTES E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 7–25. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.07-25