INCLUSÕES, DEFICIÊNCIAS E O CENÁRIO EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.42-54

Palabras clave:

Inclusão. Deficiência. Neoliberalismo. Educação.

Resumen

O presente artigo aborda a situação de determinados grupos no Brasil, em especial nos últimos quatro anos, em relação a ações e políticas públicas fomentadas pelo Governo Federal. O objetivo é analisar a situação de políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência, em relação ao cenário político e educacional contemporâneo, considerando os quatro anos precedentes. Os caminhos de pesquisa estão ancorados numa perspectiva pós-estruturalista de analisar questões educacionais, tendo como corpus empírico materiais disponíveis no site do Ministério da Educação, além de outros materiais. O movimento analítico tem por base os Estudos Foucaultianos, operando com o conceito-ferramenta de discurso e governamentalidade. Os principais indicativos da pesquisa apontam para um desmonte em políticas inclusivas existentes e não produção de outras. Em guisa de um direcionamento conclusivo tem-se que a compreensão há uma busca pelo fim da vontade de coletivo, de viver junto, de apreender com o outro

Biografía del autor/a

Roseli Belmonte Machado

Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e professora Adjunta na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da UFRGS

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Publicado

2023-05-09

Cómo citar

Machado, R. B. (2023). INCLUSÕES, DEFICIÊNCIAS E O CENÁRIO EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE. Revista De Ciências Humanas, 23(3), 42–54. https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.03.42-54