SALA DE AULA HÍBRIDA MEDIADA TDIC: REVISÃO DE CONCEITOS E PERCEPÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.65-75Palabras clave:
Tecnologias digitais. Sala de aula. Híbrido. Ensino remoto. Ambiente Virtual de Aprendizagem.Resumen
O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições que o ensino remoto oferece ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Trata-se de pesquisa de revisão, com análise qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Para o levantamento e seleção dos documentos foi realizada uma pesquisa descritiva em quatro fontes de dados: Catálogo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Coleção de Periódicos Científicos do SciELO; Bot Indexador Google Acadêmico; Amazon Marketplace, tendo como temas: aula remota, ensino híbrido, aula a distância, tecnologias digitais. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados artigos e livros publicados com o tema que compuseram o corpus do estudo. Para análise dos dados, optou-se pela aplicação da análise dos resumos dos artigos e introdução das obras, da qual emergiu a categoria temática: “Sala de aula híbrida no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), e suas relações e potencialidades para o ensino e a aprendizagem.
Citas
AMAZON BRASIL – CATÁLOGO DE LIVROS. Amostra 4: estratégia de busca. Disponível em: https://amzn.to/3B4BW8p Acesso em: 28 Mar. 2023.
ANATEL. Painel Conectividade nas Escolas. 2022. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 28 Mar. 2023.
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Amostra 1: estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3B3dswi Acesso em: 28 Mar. 2023.
BOT INDEXADOR GOOGLE ESCOLAR. Amostra 3: estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3yTXeCW Acesso em: 28 Mar. 2023.
CASTRO NETO, Mariano. Paped - Da teoria da atividade a atividade docente em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem. São Paulo: Ebooks Kindle, 2022.
FEITOSA, Ankilma do Nascimento Andrade et al. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Production Engineering, v.6, n.6, pp. 166–172. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539. Acesso em: 28 Mar. 2023.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Painel da OMS sobre o coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://Covid19.who.int. Acesso em: 28 Mar. de 2023.
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino on-line. Porto Alegre: 2015.
SCIELO - COLEÇÃO SELECIONADA DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. Amostra 2: Estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3v7mW5H Acesso em: 28 Mar. 2023.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.