SALA DE AULA HÍBRIDA MEDIADA TDIC: REVISÃO DE CONCEITOS E PERCEPÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.65-75

Palavras-chave:

Tecnologias digitais. Sala de aula. Híbrido. Ensino remoto. Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições que o ensino remoto oferece ao processo de ensino e aprendizagem no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC). Trata-se de pesquisa de revisão, com análise qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Para o levantamento e seleção dos documentos foi realizada uma pesquisa descritiva em quatro fontes de dados: Catálogo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Coleção de Periódicos Científicos do SciELO; Bot Indexador Google Acadêmico; Amazon Marketplace, tendo como temas: aula remota, ensino híbrido, aula a distância, tecnologias digitais. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados artigos e livros publicados com o tema que compuseram o corpus do estudo. Para análise dos dados, optou-se pela aplicação da análise dos resumos dos artigos e introdução das obras, da qual emergiu a categoria temática: “Sala de aula híbrida no contexto da educação mediada pelas Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC), e suas relações e potencialidades para o ensino e a aprendizagem.

Biografia do Autor

José Matias dos Santos Filho, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Doutorando em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Universidade Pitágoras Unopar), Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias, Especialista em Design Instrucional para EAD (Universidade do Oeste Paulista), Graduado em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina), Graduado em Pedagogia (Centro Universitário Internacional). Docente no ensino superior (Universidade Pitágoras Unopar), Londrina, PR.

Anderson Teixeira Rolim, Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera

Doutor e Mestre em Letras (Universidade Estadual de Londrina). Tem experiência na área de Letras e Linguagens, com ênfase em Tecnologia Educacional. Atua como professor de graduação em Letras e docente do Programa Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Universidade Pitágoras Unopar), Londrina, PR.

Referências

AMAZON BRASIL – CATÁLOGO DE LIVROS. Amostra 4: estratégia de busca. Disponível em: https://amzn.to/3B4BW8p Acesso em: 28 Mar. 2023.

ANATEL. Painel Conectividade nas Escolas. 2022. Disponível em: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/infraestrutura/conectividade-nas-escolas. Acesso em: 28 Mar. 2023.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). Amostra 1: estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3B3dswi Acesso em: 28 Mar. 2023.

BOT INDEXADOR GOOGLE ESCOLAR. Amostra 3: estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3yTXeCW Acesso em: 28 Mar. 2023.

CASTRO NETO, Mariano. Paped - Da teoria da atividade a atividade docente em ambientes virtuais de apoio à aprendizagem. São Paulo: Ebooks Kindle, 2022.

FEITOSA, Ankilma do Nascimento Andrade et al. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Brazilian Journal of Production Engineering, v.6, n.6, pp. 166–172. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539. Acesso em: 28 Mar. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Painel da OMS sobre o coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://Covid19.who.int. Acesso em: 28 Mar. de 2023.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: as realidades do ensino on-line. Porto Alegre: 2015.

SCIELO - COLEÇÃO SELECIONADA DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. Amostra 2: Estratégia de busca. Disponível em: https://bit.ly/3v7mW5H Acesso em: 28 Mar. 2023.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2023-09-12

Como Citar

dos Santos Filho, J. M., & Rolim, A. T. (2023). SALA DE AULA HÍBRIDA MEDIADA TDIC: REVISÃO DE CONCEITOS E PERCEPÇÕES. Revista De Ciências Humanas, 24(1), 65–75. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.24.01.65-75