TRAJETÓRIAS ESPORTIVAS, ESCOLARES E DE VIDA UM ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores/as

  • Guilherme Gritti Pauli Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Uri Erechim/ Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Uri Frederico Westphalen https://orcid.org/0000-0003-3414-8284
  • Jaqueline Moll

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2023.23.01.33-49

Palabras clave:

Ex-jogadores Profissionais de Futebol. Educação Escolar. Inserção Social. Período Pós-carreira.

Resumen

O presente trabalho é parte do projeto de dissertação intitulado “Trajetórias esportivas, escolares e de vida: histórias de ex-atletas de futebol profissional”, mais precisamente seu estado do conhecimento. Para elaboração do mesmo foram consultadas as seguintes bases de dados: Associação Nacional de Pós-Graduação (ANPED), do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Os descritores utilizados para a coleta foram “Ex-jogadores de futebol AND inclusão social”; “Jogadores de futebol AND inclusão social”; “Ex-jogadores de futebol AND educação”; “Jogadores de futebol AND educação”; “Futebol AND educação”, sendo consideradas as publicações de 2011 até 2021. As publicações selecionadas foram divididas em 2 grupos distintos, um com os achados diretamente relacionados ao tema de pesquisa com 7 publicações selecionadas, sendo todas dissertações ou teses, e o outro grupo com publicações indiretamente relacionadas ao tema de pesquisa porém com potencial relevante de colaboração com o estudo. Neste segundo grupo foram encontrados 14 trabalhos, entre eles artigos, dissertações e teses. As pesquisas indicam que para a grande maioria dos jovens e adolescentes que investem na carreira de futebol, a formação escolarizada não é uma prioridade e que é grande a dificuldade de conciliar treinamentos e escola.

Citas

ANGELO, Luciana Ferreira. Gestão de carreira esportiva: uma história a ser contada no futebol. 2014. 147f. Tese (Doutorado em ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2014.

BABBIE, Earl Métodos da pesquisa de survey. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG,1999.

BARRETO, Paulo Henrique Guilhermino. Flexibilização escolar a atletas em formação alojados em centros de treinamento no futebol: um estudo na Toca da Raposa e na Cidade do Galo. 2012. 108f Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES, 2012.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v.11 n.31, jan./abr. 2006.

CORREIA, Carlus Augustus Jourand. Entre a profissionalização e a escolarização: Projetos e campo de possibilidades em jovens atletas do Colégio Vasco da Gama. 2014. 258f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2014.

CONCEIÇÃO, Daniel Machado da. O estudante-atleta: Desafios de uma conciliação. 2015.133f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2015.

COSTA, Israel Teoldo da; CARDOSO, Felippe da Silva Leite; GARGANTA, Júlio. O índice de desenvolvimento humano e a data de nascimento podem condicionar a ascensão de jogadores de futebol ao alto nível de rendimento. Motriz, Rio Claro, v.19 n.1, p.34-45, jan./mar. 2013.

COUTO, Hergos Ritor Froes de. Esporte do Oprimido: Utopia e desencanto na formação do atleta de futebol. 2012. 245f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Nove de Julho. São Paulo, SP, 2012.

CUNHA, Igor Montiel Martins. Trajetórias educacionais e inclusão social: relatos de ex-jogadores de futebol profissional de Santarém. 2018. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, 2018.

DOMINGUES, Marcio Pinto; CAVICHIOLLI, Fernando; GONÇALVES, Carlos Eduardo. Perspectiva ecológica na determinação de percursos desportivos contrastantes em jovens futebolistas. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo), v.28, n.2, p.249-61, Abr./Jun. 2014.

FENSTERSEIFER, Alex Christiano Barreto. Produção científica sobre futebol: Uma investigação do estado do conhecimento das dissertações e teses produzidas no Brasil. 2016. 281f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2016.

GIGLIO, Sergio Settani; RUBIO, Kátia. Futebol profissional: o mercado e as práticas de liberdade. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo), v.27, n.3, p.387-400, Jul./Set., 2013.

JÚNIOR, Clóvis Correa Luiz. Atividade física habitual e percepção de qualidade de vida de ex-atletas. 2013. 70f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2013.

JÚNIOR, Edvaldo Torres Pedroza. História de vida de ex-jogadores profissionais de futebol: Qual o valor da educação formal? 2018. p.138 Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, 2018.

MENEZES, Leonardo. Educação integral e capital futebolístico na formação de jogadores de futebol. 2013. 93p. Dissertação (Mestrado em sociologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2013.

MELO, Leonardo Bernardes Silva de. A dupla carreira do estudante-atleta: as estratégias de conciliação das rotinas no esporte e na escola. 2018. 101f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, 2018.

MELO, Leonardo Bernardes Silva de et al. Jornada escolar versus tempo de treinamento: a profissionalização no futebol e a formação na escola básica. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, v. 38, n.4, p. 400-406, 2016.

MELO, Leonardo Bernardes Silva de; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves; ROCHA, Hugo Paula Almeida da. Perfil educacional de atletas em formação no futebol no Estado do Rio de Janeiro. Rev Bras Educ Fís Esporte, (São Paulo), v. 28, n. 4, p. 617-28, Out/Dez, 2014.

MORO, Eduarda. “Para quem joga, terminar o ensino médio já é grande coisa”: O processo de subjetivação do jogador de futebol de base e sua relação com a educação escolar. 2018. 149f. Dissertação (Mestrado em educação). Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, 2018.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez, 2014.

QUEIROZ, Danielle Teixeira et al. Observação participante na pesquisa qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. R. Enferm, UERJ, Rio de Janeiro, v.15, n. 2, p. 276-83, abr/jun, 2007.

ROCHA, Hugo Paula Almeida da; et al. Jovens esportistas: profissionalização no futebol e formação na escola. Motriz, Rio Claro, v.17, n.2, p.252-263, abr./jun. 2011.

ROCHA, Hugo Paula Almeida da. O futebol como carreira a escola como opção: O dilema do jovem atleta em formação. 2017. 290f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2017.

ROTTMANN, Hans Gert. Mídia e a produção de sucesso no mundo do futebol – Uma abordagem a partir dos estudos culturais. 2012. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Luterana do Brasil, Canoas, RS, 2012.

SAVICKAS, Mark et al. Projeto de vida: um paradigma para a construção de carreiras no século 21. Journal of Vocational Behavior, v.75, p. 239-250, 2009.

SOARES, Antonio Jorge Gonçalves et al. Jogadores de futebol no Brasil: Mercado, formação de atletas Na escola. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 4, p. 905-921, out./dez. 2011.

Archivos adicionales

Publicado

2022-03-02

Cómo citar

Gritti Pauli, G., & Moll, J. (2022). TRAJETÓRIAS ESPORTIVAS, ESCOLARES E DE VIDA UM ESTADO DO CONHECIMENTO. Revista De Ciências Humanas, 23(1), 33–49. https://doi.org/10.31512/19819250.2023.23.01.33-49