O BREAKING E O PASSINHO FODA: CONFLUÊNCIAS E DESDOBRAMENTOS DA DANÇA COMO ELEMENTOS DA DIÁSPORA AFRICANA DIÁSPORA AFRICANA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.02.62-72Palabras clave:
Breaking. Cultura. Dança. Hip Hop. Diáspora.Resumen
Este ensaio aborda o Breaking e o Passinho Foda como ponto de partida para análise de aspectos e conteúdos que o estruturam e influenciam sua emersão para seu desenvolvimento e desdobramentos em outros formatos de dança, como elementos da diáspora africana. Para tanto, entende-se que um estudo sobre as danças emergentes das culturas geradas nos âmbitos periféricos urbanos é necessário para que algumas reflexões possam consolidar hipóteses sobre a presença de componentes da diáspora negra nestas danças, e sobre a improvisação. Pautou-se num processo de pesquisa que teve seu desenvolvimento, relacionando teoria e pratica a partir do estudo e revisão de materiais bibliográficos, também tendo como referência materiais desenvolvidos pelo conhecimento empírico dos indivíduos presentes no espaço-tempo em que ocorre a imersão nas danças nas quais se baseia esta pesquisa, ao praticá-las consigo e com outros.
Citas
ALEXANDER, Michelle. A nova segregação racismo e encarceramento em massa. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010
BACAL, Tatiana; DOMINGOS, Emilio. A arte perfomativa do passinho foda: 2008-2018. Tomo, n. 37, jul/dez. 2020. pp. 145-175.
BAMBA, Mohamed. O Hip Hop africano: uma forma de re-ligação do continente a negro com a diáspora. Salvador: ENECUTE-UFBA, 2007.
HALL, Stuart. Pensando a Diáspora (Reflexões Sobre a Terra no Exterior. In: Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da Unesco no Brasil, 2003.
MBEMBE, Achille. Critica da razão negra. São Paulo: Editora n-1, 2018.
OLIVEIRA, Valdemar. FREVO, CAPOEIRA E PASSO Valdemar de Oliveira, editora CEPE, 1971.
QUARLES, Beijamim. The Negro in the making of America. Simon & Schuster Children's Publishing, 1979.
SANTOS,J,LUIZ. Cuban Rumba Box. The Boston Consulting Group, Inc. 2017.
SILVEIRA MARCOS.COSMOVISÃO, IDENTIDADE E TRADIÇÃO: Os Bantos e o Samba de Roda. Anais Eletrônicos-VI Encontro Estadual de Historia- ANPUH/BA 2013.
SÒDRÈ, Muniz. Samba o dono do corpo2.ed. Rio de Janeiro: Mauad 1998.
STEARNS JEAN, Marshall. Jazz dance: the history of american vernacular dance. New York, Macmillan 1968.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.