EDUCAÇÃO SEXUAL NO LIVRO DE PORTUGUÊS: CIDADANIA PELA TRANSVERSALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2022.23.01.50-64Palabras clave:
Educação e Saúde, Análise Dialógica do Discurso, Livro Didático de PortuguêsResumen
O presente artigo expõe os resultados de uma investigação concernente à apreciação formativa cidadã do tema transversal "Saúde” nos livros didáticos de Língua Portuguesa (LDP) enquanto atendimento às designações das políticas nacionais de Educação Básica. Para a realização dessa pesquisa, com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD) formulada pelo Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLOSHINOV, 1997), perquiriram-se documentos oficiais norteadores das práticas pedagógicas, do currículo e dos objetivos da escolarização, sendo-os a LDB (1996), os PCN (2000) e o PNLD (2014), em diálogo com o LDP Português: Linguagens (2014). Os dados desvelam a permanência do objetivismo abstrato no ensino e a negação ao estudo dos gêneros, do sexo e da sexualidade como obstrução à promoção da saúde garantida aos brasileiros pela Constituição de 1988.
Citas
ALVES, V. S. Um modelo de educação em saúde para o programa saúde da família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.9, n.16, p.39-52, 07.2004/02.2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/icse/v9n16/v9n16a04.pdf>. Acesso em: 10.03.2009.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In.: Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 277-326.
BAKHTIN, M.;VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem (1929). Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: Brait, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer - INCA. Tipos de Câncer. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Sistema Único de Saúde, 2019. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer>. Acessado em 18.06.2019.
BRASIL. Senado Federal. Constituição Federal reconhece saúde como direito fundamental. Brasília, DF: Senado Federal Brasileiro, 2018. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/constituicao-30-anos/textos/constituicao-federal-reconhece-saude-como-direito-fundamental>. Acessado em 16.06.2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, DF: Secretaria de Vigilância em Saúde. Sistema Único de Saúde - SUS: Boletim Epidemiológico - HIV Aids Julho de 2017 a junho de 2018, 2018; Disponível em: Acessado em 18.06.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: apresentação – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, SEB, 2017.
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Alteração Dispositivo de Formação de Professores – Lei Nº 12796/2013. Brasília, DF: Presidência da República: Gabinete da Casa Civil, 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1>. Acessado em 14.07.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio (PCN-EM). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf>. Acessado em 12.06.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio - Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+ - EM). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acessado em 14.06.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental – Temas Transversais (PCN – EF – TT). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf>. Acessado em 20.06.2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais (PCN – TT). Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf>. Acessado em 12.06.2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) - Lei Nº 9294/1996. Brasília, DF: Presidência da República: Gabinete da Casa Civil, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em 12.06.2019.
COSTA, M.; LÓPEZ, E. Educación para la salud. Madrid: Pirámide, 1996. p.25-58.
GRILLO, S. V. de C. Esfera e Campo. In. BRAIT, B. (org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2016.
LOURO, G. L. Gênero, Sexualidade e Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
LOURO, G. L. O Corpo Educado – Pedagogias da Sexualidade. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016.
MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2015.
MIOTELLO, V. Ideologia. In: BRAIT, B. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2007.
SARAIVA. A coleção Português: linguagens é aprovada no PNLD 2017. Blog do Cereja. Recife, 2019. Disponível em: <http://portuguescereja.editorasaraiva.com.br/a-colecao-portugues-linguagens-e-aprovada-no-pnld-2017/> Acessado em 21. 06. 2019.
SCHALL, V. T. STRUCHINER, M. Educação em saúde: novas perspectivas. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, v. 15, suppl. 2, pp. S4-S6. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v15s2/1282.pdf>. Acesso em: 10.03. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.