ENSINO DE PROGRAMAÇÃO EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: TESSITURAS E APRENDIZAGENS
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.99-125Palabras clave:
Ensino Remoto. Remixação. Práticas PedagógicasResumen
Este artigo apresenta a metodologia e as estratégias pedagógicas adotadas em uma disciplina de programação para iniciantes, ofertada nos cursos da área de Ciências da Computação, por quatro semestres consecutivos, desde março de 2020. Tradicionalmente ofertada de maneira presencial, a disciplina necessitou migrar para o modelo remoto em função das emergências e, posteriormente, urgências relacionadas ao período pandêmico, estabelecido pela COVID-19. Apesar do tema restrito às nuances de programação para iniciantes, as reflexões, as tensões e as tessituras podem servir de subsídios para outros contextos, em função da discussão envolvendo as lições aprendidas nessa remixação de práticas pedagógicas apoiadas em recursos digitais diversos. Para tanto, descrevemos a organização adotada, a metodologia criada, os recursos de hardware e software utilizados, o sistema de avaliação e o resultado da pesquisa de cunho qualitativo, descritiva, exploratória, apoiada na opinião dos estudantes ao final de cada semestre.
Citas
BERGMANN, J; SAMS, A. Sala de Aula Invertida - Uma Metodologia Ativa de Aprendizagem. LTC editora, 2016. (ISBN-13 978-8521630456)
CLESAR, C. T. S.; GIRAFFA,L. M. Transposição De Práticas Presenciais Para O Ensino Remoto: Implicações Futuras Para Formação De Professores De Matemática In: IV Simpósio de Licenciatura em Exatas e Computação - SLEC 2021, Palotina (PR). IV Simpósio de Licenciatura em Exatas e Computação - SLEC. Curitiba: UFPR, 2021. v.1. p.1 – 12.( ISBN: 978-65-00-29542-9)
CUNY, J; SNYDER, L; WING, J. M. Demystifying computational thinking for non-computer scientists. Unpublished manuscript in progress, referenced in http://www.cs.cmu. edu/~CompThink/resources/TheLinkWing. pdf, 2010. Acesso em: 31,out. 2021.
FRANKENBERG, C. L. C.; CARNIEL, D. R.; GIRAFFA,L.; MULLER, T. J. Organizando A Emergência Posta Pela Pandemia: Um Case Envolvendo Uma Escola Politécnica In: Anais XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Caxias do Sul: ABENGE, 2020. v.1. p.1 – 12.
FRANKENBERG, C. L. C.; CARNIEL, D. R.; GIRAFFA,L. M.; MULLER, T. J. A utilização de rodas de conversa como estratégia de compartilhamento de práticas pedagógicas nos diferentes cursos da escola politécnica In: Anais XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Belo Horizonte: UFMG, 2021. v.1. p.1 - 8 2.
GIRAFFA, L. M. M.; MORAES, M. C. O desafio de ensinar a programar no primeiro nível em cursos de graduação: alternativas para conter a evasão. In: Anais Segunda Conferencia Latinoamericana sobre El Abandono en La Educación Superior II CLABES. 2012.Porto Alegre (Brazil). ALFAGUIA (CLABES) (Vol. 1, pp. 486-498).
GIRAFFA, L. M. M., & MORA, M. D. C. Evasão na Disciplina de Algoritmo e Programação: Um Estudo a Partir dos Fatores Intervenientes na Perspectiva do Aluno. In: Anais Tercera Conferencia sobre el Abandono en la Educación Superior (III CLABES), México, 2013.
GIRAFFA, L. M., MORAES, M. C.;UDEN, L. Teaching Object-Oriented Programming in First-Year Undergraduate Courses Supported By Virtual Classrooms. In: Proceedings The 2nd International Workshop on Learning Technology for Education in Cloud (pp. 15-26). 2014, Springer Netherlands. (ISBN: 978-94-007-7308-0)
HARTMANN, A.; GIRAFFA,L. M. Experiências Pedagógicas Em Tempos De Pandemia: Um Olhar Plural A Partir Dos Lócus Discente E Docente. In: Anais IV Simpósio de Licenciatura em Exatas e Computação - SLEC, 2021, Palotinas (PR). http://www.slec.ufpr.br/pages/sobre.php. Curitiba: UFPR, 2021. v.1. p.1 – 16.
GIRAFFA, L.M.M. A estratégia de Instrução por Pares como elemento auxiliar no engajamento discente numa disciplina de Programação In: Percursos de inovação pedagógica: ensaios investigativos da prática docente.1 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v.1, p. 130-139. 2. (ISBN impresso 978-65-5623-161-7) ( ISBN digital 978-65-5623-160-0)
GIRAFFA,L. M.; MODELSKI, D.; MARTINS, C. Formação Docente em tempos de cibercultura: que tal educar em vez de apenas ensinar? In: Informática na Educação: fundamentos e práticas.1 ed. Rio de janeiro: Sociedade Brasileira de Computação, 2021, v.1, p. 1-12. 3. Acesso em: 31,out. 2021.
MACHADO, D.; GIRAFFA,L. M.; GONCALVES, B. S. Oficinas Para Criação De Jogos Como Elemento De Apoio Ao Desenvolvimento Do Pensamento Computacional In: Anais X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2021, Curitiba. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2021. v.1. p.1 – 10.
NASCIMENTO, B. J. C; GIRAFFA, L.M.M. Professor Empreendedor: Construções Possíveis E Reflexões Necessárias Numa Perspectiva Histórico-Filosófica. In: Educação: Diálogos convergentes e articulação interdisciplinar 3.1 ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, v.3, p. 25-37. ( ISBN 978-65-5983-503-4)
GIRAFFA,L. M.; GONCALVES, B. S. Oficinas Para Criação De Jogos Como Elemento De Apoio Ao Desenvolvimento Do Pensamento Computacional. In: Anais X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2021, Curitiba. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2021. v.1. p.1 - 10.
MARTINS, C.; GIRAFFA,L. M.; RAABE, A. L. A. Práticas pedagógicas remixadas: tendências da cultura digital. Joaçaba: UNIOESC, 2021, v.1. p.188. (ISBN: 978-65-86158-55-7)GIRAFFA, L.M.M; MÜLLER, L Metodologia baseada em sala de Aula invertida e Resolução de Problemas relacionado ao cotidiano dos estudantes: uma proposta para ensinar programação para iniciantes. International Journal on Computational Thinking (IJCThink), v.1, p.52- , 2017. Acesso em: 31,out. 2021.
MODELSKI, D.; GIRAFFA,L. M. Espaços De Experimentação E Formação De Desenvolvimento Docente: Emergências Contemporâneas. In: Anais XX ENDIPE-DIDÁTICA(S) ENTRE DIÁLOGOS, INSURGÊNCIAS E POLÍTICAS, 2020, Rio de janeiro. Livro 5 – Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação entre educação, comunicação e tecnologias. Rio de Janeiro: ENDIPE, 2020. v.5. p.510 - 519 8.
NASCIMENTO, B. J. C.; GIRAFFA,L. M. Professor empreendedor: do mito ao fato. Caxias do Sul: EDUCS, 2021, v.1. p.173. (ISBN: 978-65-5807-092-40)
PIMENTEL, M. Princípios da avaliação para aprendizagem na educação online. Revista Horizontes, 2020. Disponivel em http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 31,out. 2021.
PIMENTEL, M, CARVALHO, F. Cinco equívocos sobre avaliação da aprendizagem.. Revista Horizontes, 2021. Disponivel em https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/08/equivocos-sobre-avaliacao/. Acesso em: 31,out. 2021.
POOL, M. A. P.; Giraffa, L.M.M. Desafios educacionais criativos. Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v.1. p.124.( ISBN: 978-65-5840-601-3)
PROCASKO, J. C. S. R.; GIRAFFA,L. M. Os Desafios E Oportunidades Da Gestão Educacional Em Tempos De Transformação Digital. In: Tecnologias e educação.1 ed. Jundiai: Editorial Paco, 2021, v.1, p. 9-22. 4. (ISBN: 9786558402060)
ECHEVERRÍA, M. D. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). Solução de Problemas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. (ISBN: 9788573073560)
SANTOS, A. A.;GIRAFFA, L.M.M. O Pensamento Computacional Na BNCC E Sua Implementação Nos Currículos Estaduais: Possibilidades Teóricas E Metodológicas. In: X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2021, Curitiba. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: PUCPR, 2021. v.1. p.1 - 104.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. (ISSN 1984-0411)
WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.( ISSN 0001-0782)
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.