ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA AO ENSINO ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.54-76Palabras clave:
Educação online. Método de ensino. Educação de engenharia. Inovação da educação. Tecnologia.Resumen
Os debates sobre o uso de TICs para a educação e a modalidade a distância tornaram-se mais frequentes e ganharam destaque no meio acadêmico, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus nas formas de organização da sociedade. Com o objetivo de minimizar os impactos negativos do distanciamento social, foi proposto um curso de curta duração online aos alunos de graduação em Engenharia de Produção. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar as percepções dos alunos e da professora ministrante do curso quanto à abordagem e aos recursos tecnológicos utilizados, por meio de um estudo de caso qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que apresentou Alpha de Cronbach de 0,74, sendo considerado confiável quanto aos resultados apresentados. Para a realização do curso, adaptou-se a abordagem da sala de aula invertida ao Ensino online, com o uso de recursos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), vídeos, chats e web conferência, sendo os últimos dois recursos síncronos, o que possibilitou acompanhamento e interação com os estudantes também em tempo real. Estes mostraram-se eficazes, conforme avaliações realizadas pelos alunos sobre o curso e da percepção da professora ministrante. Espera-se que essa experiência possa fomentar mudanças quanto às práticas de ensino quando do retorno às aulas presenciais, de modo que as TICs passem a ser frequentemente utilizadas, apoiadas por metodologias de ensino adequadas.
Citas
ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONAL BRASIL. BPM CBOK: guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, v.3, ABPMP, 2013.
ASTUDILLO, Mario Vásquez; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; BARBIEIRO, Danilo Ribas. Aceitação e uso de tecnologias por estudantes do ensino superior. In: ADAIME, Martha Bohrer; TYBUSCJ, Jerônimo Siqueira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira; FIORIN, Bruna Pereira Alves. Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas (pp.202-213). Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019, 537 p., ISBN 9788583840794.
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016, 104 p., ISBN 9781564843159.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância. 2017. Disponível em: < http://inep.gov.br/instrumentos>. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. 2019. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6734509>. Acesso em: 20 mai. 2021.
BRASIL. Medida provisória no 934, de 1o de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 31.out. 2021.
CABERO, Julio. La formación en la era digital: ambientes enriquecidos por la tecnologia. Revista Gestión de la Inovación en Educación Superior REGIES, v.2, n.1, p. 34-53, 2017. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/157759633.pdf>. Acesso em: 31 out. 2021.
GIRAFFA, Lucia Maria Martins; MULLER, Luana. Methodology based on flipped classroom and problem solving related to students’ habits: a proposition for teaching programming for beginners. International Journal on Computation Thinking, v.1, n.1, p. 52 – 60, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14210/ijcthink.v1.n1.p52>. Acesso em: 31 out. 2021.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2012, 212 p., ISBN 9788538703860.
LIMA, Leandro Holanda Fernandes de; MOURA, Flávia Ribeiro de. O Professor no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p., ISBN 9788584290482.
LOPES, Alicia Margarita Sosa Mérola Muller; VALENTIM, Danilo Santiago Gomes; COLLATO, Valéria Ribeiro; ROCHA, Demétrius. Um modelo de Sala de Aula Invertida aplicado na disciplina de lógica de programação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, XXIV. Anais de eletrônicos... Floranópolis: ABED, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/9569.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.
HAIR, Joe F.; PAGE, Michael; BRUNSVELD, Niek. Essentials of Business Research Methods. Nova York: Routledge, 2011, 520 p., ISBN 9780429203374
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013, 128 p., ISBN 9788521622505.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES no 2, de 24 de Abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/112681-rces002-19/file. Acesso em: 31. out. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 31 out. 2021.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia Maria Martins (2017). Sala de aula invertida: ampliando a discussão e apontando possibilidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, IV. Anais eletrônicos... Porto Alegre: Editora PUCRS, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/16.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, 176 p., ISBN 9788530809966.
MORAN, José Manuel Educação Hibrida: um conceito chave para a educação hoje. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p., ISBN 9788584290482.
PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016, 448 p., ISBN 9788576089872.
SILVA, Juan. Metodologías centradas em el alumno: la llave para inovar com tic educación superior. Revista Gestión de la Inovación en Educación Superior REGIES, v.1, n.1, 89-111, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306282247_Metodologias_centradas_en_el_alumno_la_llave_para_innovar_con_TIC_en_Educacion_Superior?channel=doi&linkId=57b66c5b08aede8a665bc15a&showFulltext=true. Acesso em: 31 out. 2021.
TABER, Keith S. The use of Cronbach’s Alpha when developing and reporting research instruments in Science Education. Research in Science Education, v.48, n.1, p.1273-1296, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-016-9602-2. Acesso em: 31 out. 2021.
VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n.4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 out. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.