ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA AO ENSINO ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.54-76

Palabras clave:

Educação online. Método de ensino. Educação de engenharia. Inovação da educação. Tecnologia.

Resumen

Os debates sobre o uso de TICs para a educação e a modalidade a distância tornaram-se mais frequentes e ganharam destaque no meio acadêmico, devido aos efeitos da pandemia do Coronavírus nas formas de organização da sociedade. Com o objetivo de minimizar os impactos negativos do distanciamento social, foi proposto um curso de curta duração online aos alunos de graduação em Engenharia de Produção. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo de analisar as percepções dos alunos e da professora ministrante do curso quanto à abordagem e aos recursos tecnológicos utilizados, por meio de um estudo de caso qualitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que apresentou Alpha de Cronbach de 0,74, sendo considerado confiável quanto aos resultados apresentados. Para a realização do curso, adaptou-se a abordagem da sala de aula invertida ao Ensino online, com o uso de recursos como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), vídeos, chats e web conferência, sendo os últimos dois recursos síncronos, o que possibilitou acompanhamento e interação com os estudantes também em tempo real. Estes mostraram-se eficazes, conforme avaliações realizadas pelos alunos sobre o curso e da percepção da professora ministrante. Espera-se que essa experiência possa fomentar mudanças quanto às práticas de ensino quando do retorno às aulas presenciais, de modo que as TICs passem a ser frequentemente utilizadas, apoiadas por metodologias de ensino adequadas.

Biografía del autor/a

Fernanda Gobbi de Boer Garbin, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Engenharia de Produção e aluna do Doutorado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Pampa.

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pró-reitora de graduação e formação continuada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação | Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Citas

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONAL BRASIL. BPM CBOK: guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio, v.3, ABPMP, 2013.

ASTUDILLO, Mario Vásquez; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha; BARBIEIRO, Danilo Ribas. Aceitação e uso de tecnologias por estudantes do ensino superior. In: ADAIME, Martha Bohrer; TYBUSCJ, Jerônimo Siqueira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira; FIORIN, Bruna Pereira Alves. Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas (pp.202-213). Santa Maria: FACOS-UFSM, 2019, 537 p., ISBN 9788583840794.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016, 104 p., ISBN 9781564843159.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância. 2017. Disponível em: < http://inep.gov.br/instrumentos>. Acesso em: 20 mai. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. 2019. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6734509>. Acesso em: 20 mai. 2021.

BRASIL. Medida provisória no 934, de 1o de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 31.out. 2021.

CABERO, Julio. La formación en la era digital: ambientes enriquecidos por la tecnologia. Revista Gestión de la Inovación en Educación Superior REGIES, v.2, n.1, p. 34-53, 2017. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/157759633.pdf>. Acesso em: 31 out. 2021.

GIRAFFA, Lucia Maria Martins; MULLER, Luana. Methodology based on flipped classroom and problem solving related to students’ habits: a proposition for teaching programming for beginners. International Journal on Computation Thinking, v.1, n.1, p. 52 – 60, 2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14210/ijcthink.v1.n1.p52>. Acesso em: 31 out. 2021.

KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Curitiba: IESDE Brasil, 2012, 212 p., ISBN 9788538703860.

LIMA, Leandro Holanda Fernandes de; MOURA, Flávia Ribeiro de. O Professor no Ensino Híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p., ISBN 9788584290482.

LOPES, Alicia Margarita Sosa Mérola Muller; VALENTIM, Danilo Santiago Gomes; COLLATO, Valéria Ribeiro; ROCHA, Demétrius. Um modelo de Sala de Aula Invertida aplicado na disciplina de lógica de programação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, XXIV. Anais de eletrônicos... Floranópolis: ABED, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/9569.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

HAIR, Joe F.; PAGE, Michael; BRUNSVELD, Niek. Essentials of Business Research Methods. Nova York: Routledge, 2011, 520 p., ISBN 9780429203374

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. São Paulo: EPU, 2013, 128 p., ISBN 9788521622505.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CES no 2, de 24 de Abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Engenharia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/112681-rces002-19/file. Acesso em: 31. out. 2021.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria no 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 31 out. 2021.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia Maria Martins (2017). Sala de aula invertida: ampliando a discussão e apontando possibilidades. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL PESSOA ADULTA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, IV. Anais eletrônicos... Porto Alegre: Editora PUCRS, 2017. Disponível em: https://ebooks.pucrs.br/edipucrs/acessolivre/anais/sipase/assets/edicoes/2018/arquivos/16.pdf. Acesso em: 31 out. 2021.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013, 176 p., ISBN 9788530809966.

MORAN, José Manuel Educação Hibrida: um conceito chave para a educação hoje. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologias na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, 270 p., ISBN 9788584290482.

PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016, 448 p., ISBN 9788576089872.

SILVA, Juan. Metodologías centradas em el alumno: la llave para inovar com tic educación superior. Revista Gestión de la Inovación en Educación Superior REGIES, v.1, n.1, 89-111, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306282247_Metodologias_centradas_en_el_alumno_la_llave_para_innovar_con_TIC_en_Educacion_Superior?channel=doi&linkId=57b66c5b08aede8a665bc15a&showFulltext=true. Acesso em: 31 out. 2021.

TABER, Keith S. The use of Cronbach’s Alpha when developing and reporting research instruments in Science Education. Research in Science Education, v.48, n.1, p.1273-1296, 2017. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11165-016-9602-2. Acesso em: 31 out. 2021.

VALENTE, José Armando. Blended Learning e as mudanças no Ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n.4, p. 79-97, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 out. 2021.

Archivos adicionales

Publicado

2022-07-18

Cómo citar

Gobbi de Boer Garbin, F., & Justin Cerveira Kampff, A. (2022). ADAPTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA AO ENSINO ONLINE: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE BRASILEIRA. Revista De Ciências Humanas, 22(3), 54–76. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.03.54-76