DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA / NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING IN BASIC EDUCATION: IMPACTS OF UNDERGRADUATE PROGRAMS PROJECTS

Autores/as

  • Silvia Regina Canan Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Doutora em Educação, orientadora da Pesquisa e membro do grupo de Pesquisa em Educação GPE.
  • Leila Aparecida dos Santos Dall Pass Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Bolsista do Projeto de Iniciação Científica PIIC/URI, membro do Grupo de Pesquisa em Educação - GPE.

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v10i15.406

Palabras clave:

Diretrizes. Formação de professores. Licenciaturas.

Resumen

O presente artigo é resultado dos estudos desenvolvidos a partir do projeto de pesquisa: Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: impactos nos projetos dos cursos de licenciatura. Propõe-se a investigar quais os impactos causados nos projetos dos cursos de licenciatura URI, a partir das proposições contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, tendo em vista
compreender em que medida as reformulações curriculares poderão contribuir ou não com uma melhor formação do futuro professor. O estudo é de cunho qualitativo e utilizou, como
instrumento para coleta de dados, questionários. Dados iniciais nos mostraram que as expectativas da maioria dos alunos ainda é por uma formação que contemple mais as questões específicas envolvendo os conteúdos que eles irão ensinar. Nesse sentido a ideia de domínio de conteúdos e transmissão de saberes ainda mostra raízes muito profundas.

Publicado

2012-10-31

Cómo citar

Canan, S. R., & Dall Pass, L. A. dos S. (2012). DIRETRIZES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS NOS PROJETOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA / NATIONAL GUIDELINES FOR TEACHER TRAINING IN BASIC EDUCATION: IMPACTS OF UNDERGRADUATE PROGRAMS PROJECTS. Revista De Ciências Humanas, 10(15), p. 09–20. https://doi.org/10.31512/rch.v10i15.406

Número

Sección

Dossiê