A LITERATURA JUVENIL ATINGE OS HORIZONTES DE EXPECTATIVAS DOS LEITORES CONTEMPORÂNEOS?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.96-115Resumen
O presente estudo evidencia a literatura juvenil e os leitores contemporâneos. Para efetivar essa relação, discutiu-se em que medida a estética da recepção auxilia para ressignificar o texto. Com essa propositiva, objetivou-se discorrer sobre a literatura juvenil, os leitores contemporâneos e a estética da recepção como uma possibilidade de auxílio à analise textual. Assim, o arcabouço teórico deste trabalho está pautado nos pressupostos dos autores Colomer (2003), Cosson (2006, 2014), Santaella (2013, 2015), Jauss (1994, 1989), Gadamer (1989), Iser (1979) e Dalcastagnè (2012). A partir disso, a escolha pela obra Ardente Amor & outras histórias, mais especificamente pelo conto “Ardente Amor”, de Roberto Bittencourt Martins, publicado em 1997, foi feita na tentativa de explicitar se o leitor é instigado a interagir com a trama literária. Assim, ratifica-se que este trabalho consiste na construção de uma relação significativa entre leitor e texto, cujo diálogo permite novas concepções de sentido. Também, que na contemporaneidade, a literatura juvenil enuncia-se heterogênea, apresentando novas vozes, o que proporciona ao leitor mais atitude diante da leitura.
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