GRUPO CONTARTE: NOVOS CAMINHOS PELO TEXTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.83-95Palabras clave:
Educação, Formação de professores e práticas educativasResumen
A arte de contar histórias é uma prática milenar e que ao longo do tempo criou diferentes contornos e formas de ser. O ContArte, projeto de contação de histórias da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, vinculado ao PROLER, atua desde 2003 com foco na educação estética e leitora de crianças, jovens e adultos. O grupo de contadores tem como objetivo promover o texto literário em ambientes educativos formais e não formais por meio de contações de histórias, rodas de leitura e formação de professores, além de possibilitar o acesso ao livro. O objetivo deste artigo é discutir sobre as práticas e os recursos adotados pelos contadores de histórias para atuarem em meio à pandemia do COVID-19, uma vez que a universidade precisou suspender as atividades presenciais. Definiu-se como problema de pesquisa: Como o grupo ContArte, em tempos de isolamento social, promoveu o acesso a leitura do literário? Espera-se que os resultados apontem quais mediações efetivaram o acesso ao texto literário no meio virtual. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de intervenção e a análise quanti-qualitativa dos dados coletados na rede social Facebook do projeto. O grupo manteve as reuniões semanais em formato online por intermédio da plataforma BlackBoard, disponibilizada pela própria instituição de ensino. A partir desses encontros foram definidos novos meios para cumprir a missão de promover o acesso a leitura do literário. Deste modo, conclui-se que, apesar de muitas adaptações, o grupo continuou seu processo de difundir a leitura literária, com o uso dos meios digitais.Citas
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