GRUPO CONTARTE: NOVOS CAMINHOS PELO TEXTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.83-95

Palabras clave:

Educação, Formação de professores e práticas educativas

Resumen

A arte de contar histórias é uma prática milenar e que ao longo do tempo criou diferentes contornos e formas de ser. O ContArte, projeto de contação de histórias da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, vinculado ao PROLER, atua desde 2003 com foco na educação estética e leitora de crianças, jovens e adultos. O grupo de contadores tem como objetivo promover o texto literário em ambientes educativos formais e não formais por meio de contações de histórias, rodas de leitura e formação de professores, além de possibilitar o acesso ao livro. O objetivo deste artigo é discutir sobre as práticas e os recursos adotados pelos contadores de histórias para atuarem em meio à pandemia do COVID-19, uma vez que a universidade precisou suspender as atividades presenciais. Definiu-se como problema de pesquisa: Como o grupo ContArte, em tempos de isolamento social, promoveu o acesso a leitura do literário? Espera-se que os resultados apontem quais mediações efetivaram o acesso ao texto literário no meio virtual. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de intervenção e a análise quanti-qualitativa dos dados coletados na rede social Facebook do projeto. O grupo manteve as reuniões semanais em formato online por intermédio da plataforma BlackBoard, disponibilizada pela própria instituição de ensino. A partir desses encontros foram definidos novos meios para cumprir a missão de promover o acesso a leitura do literário. Deste modo, conclui-se que, apesar de muitas adaptações, o grupo continuou seu processo de difundir a leitura literária, com o uso dos meios digitais.

Biografía del autor/a

Cleide Jussara Müller Pareja, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Possui Graduação em Letras pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1977) , Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Doutoranda em Educação pela UNIVALI (2018). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí, Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Coordenadora do Grupo CONTARTE do Programa PROLER/UNIVALI. Membro do Projeto de Extensão Mãos de Vida da Escola de Ciências da Saúde. Atua, principalmente, nos seguintes temas: leitura, formação de leitores, formação continuada em leitura, literatura, contação de histórias e língua portuguesa. ORCID 0000-0002-5576-2980.

Citas

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2002.

BARTHES, R. O prazer do texto. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. 78p.

BAIRROS, N. Produções do ContArte - Tempos de pandemia [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em 10 de set. de 2020. Acesso em 06 de nov. de 2020.

BAPTISTA, E. S. (2017). Uso da contação de histórias no atendimento psicopedagógico. Diálogos Interdisciplinares, 6(2), 1-12. Disponível em: https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/308. Acesso em: 06 nov. 2020.

CANDIDO, A. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1989.

CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 1995.

CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

____. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. A movência do leitor na leitura do literário. In: NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. (Orgs.). Mediação cultural, formação de leitores e educação estética. Curitiba: CRV, 2016. p. 143-157.

PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2009.

TEIXEIRA, C. S.; COSTA, A. A. Movimento Booktubers: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte-MG, v. 9, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/25487. Acesso em: 10 fev. 2021.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção e leitura. São Paulo: EDUC, 2000.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Pareja, C. J. M. (2021). GRUPO CONTARTE: NOVOS CAMINHOS PELO TEXTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 83–95. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.83-95