A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES: PRÁTICAS LEITORAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.03-26Palabras clave:
Contação de Histórias, Formação Leitora, Ensino Fundamental, sequência didática.Resumen
Este artigo aborda a contação de história como recurso pedagógico para a formação de leitores. Questiona-se: De que forma a contação de histórias pode contribuir para a formação leitora nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Que práticas leitoras podem ser propostas para estimular a leitura nesse nível de ensino? Partindo-se do pressuposto de que a leitura é essencial às práticas escolares e que é preciso estimular a compreensão de textos como forma de ampliação de visão de mundo, busca-se, como objetivo geral, refletir sobre a contação de histórias como estratégia para o estímulo da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver o estudo, como fundamento teórico, foram explorados trabalhos e proposições teórico-críticas e orientações da Base Nacional Curricular Comum sobre a leitura e a formação de leitores, a contação de histórias e a formação leitora. Considerando estudos de autores diversos, construiu-se uma sequência de proposições didáticas que embasam a contação de histórias para a formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental. As propostas abordaram diferentes temas, tendo como fio condutor as noções de identidade e diferença, consideradas essenciais para a formação humana.Citas
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 2000.
BUSATTO, Cléo. Contar e Encantar: Pequenos Segredos da Narrativa. 3ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2003.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
KLEIMAN, Angela B. Projetos de Letramento na Educação Infantil. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, UNIYTAU, vol.1, n° 1, 2009, p. 1-10. Disponível em: . Acesso em: 18 out. 2020.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2002.
MEC. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Ministério de Educação – MEC / Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED / União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 21 mar. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.