A CULTURA DIGITAL E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA BNCC: ELEMENTOS PARA REFLEXÃO
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.69-82Palabras clave:
Formação do leitor, Tecnologias Digitais, BNCC.Resumen
O presente artigo tem por objetivo compreender como a BNCC na área da Linguagem, Componente Curricular Língua Portuguesa (anos finais do Ensino Fundamental) – aborda a formação do leitor a partir da consideração da cultura digital e das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação. Em consideração ao contexto contemporâneo, permeado pelas tecnologias digitais, a proposta da BNCC de Língua Portuguesa organiza os seguintes eixos de integração que envolvem as práticas de linguagem: leitura, produção de textos, leitura literária, oralidade e análise linguística/semiótica. Os eixos relacionam-se com práticas de linguagem situadas e organizadas por campo de atuação. Delimitou-se para essa análise o eixo da leitura literária. A partir dessa definição na BNCC, considera-se a organização por campos de atuação, dentre eles escolhemos o campo artístico-literário. Os resultados do estudo indicam que as práticas contemporâneas de leitura e escrita são expressas por novos gêneros e produções textuais com características multissemióticas e multimidiáticas, o que revela a necessidade de o aluno compreender estas novas práticas de (multi) letramento (s), assim como seja capaz de ter uma postura ativa e construtiva, se constituindo em leitor e produtor de literatura de forma crítica e artística.
Citas
AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In: OLIVEIRA, Ieda de. (org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil? Com a palavra o escritor, São Paulo: DCL, 2005. p. 1-17. Disponível em: http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Aspectos-instigantes-da-literatura-infantil-e-juvenil.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 fev. 2021.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. p. 171-193.
CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. Tradução: Fulvia Maria Luiza Moretto. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
COLL, Cesar; MONEREO, Charles. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, Cesar; MONEREO, Charles. (org.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e Ensinar com as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Tradução: Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: Histórias e Histórias. 6. ed. São Paulo: Ática, 1985.
LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Ed. Loyola, 2007
LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
PRETTO, Nelson. Redes colaborativas, ética hacker e educação. Educ. rev. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 305-316, dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/PCtY6BJVhcXSL6F6wKDpcpq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 jun. 2021.
SANTAELLA, Lucia. Leitor prossumidor: desafios da ubiquidade para a educação. Ensino Superior Unicamp. Campinas, n. 9, p. 19-28, abr. 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.