SÃO GABRIEL CIDADE EDUCADORA: PRIMEIROS PASSOS

Autores/as

  • Eduardo Pastorio Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel - SEME/SG https://orcid.org/0000-0003-2342-7851
  • Lia Heberlê de Almeida Pastorio Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel - SEME/SG https://orcid.org/0000-0001-9551-6883
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI https://orcid.org/0000-0001-5465-178X

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.59-74

Palabras clave:

Cidade Educadora, Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), São Gabriel/RS, Currículo Escolar

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o ingresso do município de São Gabriel/RS/Brasil a Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), com ênfase na descrição dos requisitos exigidos, apresentação da justificativa de habilitação e as novas ações planejadas para a materialização do conceito de Cidade Educadora. A iniciativa ocorreu em agosto de 2019, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), que aprofundou teoricamente o conceito, contatou pesquisadores da área, cumpriu os requisitos (criação da Lei Municipal de Cidades Educadoras, preenchimento do Termo de Adesão solicitando admissão, aceite dos princípios da Carta das Cidades Educadoras e pagamento da Quota Anual 2020) e recebeu o título de Cidade Educadora, em 11 de março de 2020, tornando-se a 9° no RS, 21° no Brasil e a 505° cidade no mundo. Para a consolidação, três aspectos foram considerados: 1 – responsabilidade e investimento do governo local na educação; 2 – bases históricas e culturais, com bens materiais e imateriais; 3 – atividades e eventos executados em âmbito local, pelos diferentes atores sociais. Em continuidade ao processo inicial, o conceito está sendo adicionado ao currículo escolar e apresentado/aproximado aos diferentes atores sociais locais.

Biografía del autor/a

Eduardo Pastorio, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel - SEME/SG

Doutorando em Educação em Ciências - UFRGS

Mestre em Geografia - UFSM

Especialista em Gestão Educacional - UFSM

Especialização em andamento em Educação do Campo - São Braz

Graduado em Geografia Licenciatura Plena - UFSM

Diretor Administrativo - Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS (SEME/SG)

Professor da Rede Pública Estadual de Ensino - E.E.E.M. XV de Novembro

Professor da Rede Pública Municipal de Ensino - São Gabriel/RS

Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza) - UFRGS

Membro Titular - Conselho Municipal de Educação de São Gabriel/RS (CME/SG)

Lia Heberlê de Almeida Pastorio, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel - SEME/SG

Doutoranda em Educação em Ciências - UFRGS

Mestra em Educação em Ciências - UFRGS

Especialista em Mídias na Educação - UFSM

Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - UFSM

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia - URCAMP

Diretora da EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira - São Gabriel/RS

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino - São Gabriel/RS

Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC Natureza) - UFRGS

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Educação - UFRGS

Mestra em Educação - PUC/RS

Especialista em Educação Popular - UNISINOS

Especialista em Alfabetização - PUC/RS

Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim

Professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: química da vida e saúde da - UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - URI

Professora Titular da Faculdade de Educação - UFRGS

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Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Pastorio, E., Pastorio, L. H. de A., & Moll, J. (2021). SÃO GABRIEL CIDADE EDUCADORA: PRIMEIROS PASSOS. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 59–74. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.59-74