CIDADES EDUCADORAS EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.4-12Palabras clave:
cidades educadoras, governos locais, rede portuguesaResumen
O conceito de cidade educadora norteia a ação política de cerca de 500 governos locais por todo o mundo. O papel dos governos locais é hoje fundamental na definição das políticas públicas, pelo que a análise do que tem sido a intervenção no quadro das cidades educadoras, no caso português, dá conta daquilo que são as tendências na assunção da transversalidade da educação enquanto elemento fundamental na definição das políticas territoriais. É com a mirada das cidades educadoras que olhamos para a forma como os governos locais portugueses têm procurado desenvolver uma ação local que responda aos atuais problemas globais.
Citas
AYUNTAMIENTO DE BARCELONA. La ciudad educadora. Ayuntamiento de Barcelona: Barcelona, 1990.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.
LOURO, Paulo. Angola, a descentralização e a participação: pistas para um caminho desafiante. Alameda, nº4. Lisboa: ISEC, 2017.
OECD (2018) Regions and Cities at a Glance. OECD: Paris
VILLAR, M. A cidade educadora: instituto Piaget: Lisboa, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.