CIDADES EDUCADORAS EM PORTUGAL

Autores/as

  • Paulo Alexandre Miranda Louro Instituto Superior de Educação e Cièncias (Lisboa).

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.4-12

Palabras clave:

cidades educadoras, governos locais, rede portuguesa

Resumen

O conceito de cidade educadora norteia a ação política de cerca de 500 governos locais por todo o mundo. O papel dos governos locais é hoje fundamental na definição das políticas públicas, pelo que a análise do que tem sido a intervenção no quadro das cidades educadoras, no caso português, dá conta daquilo que são as tendências na assunção da transversalidade da educação enquanto elemento fundamental na definição das políticas territoriais. É com a mirada das cidades educadoras que olhamos para a forma como os governos locais portugueses têm procurado desenvolver uma ação local que responda aos atuais problemas globais.

Biografía del autor/a

Paulo Alexandre Miranda Louro, Instituto Superior de Educação e Cièncias (Lisboa).

Doutorando da Universidade Jaume I em Castellón, Espanha. Docente no Instituto Superior de Educação e Cièncias (Lisboa). Coordenador do Mestrado em Gestão Autárquica.

Citas

AYUNTAMIENTO DE BARCELONA. La ciudad educadora. Ayuntamiento de Barcelona: Barcelona, 1990.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

LOURO, Paulo. Angola, a descentralização e a participação: pistas para um caminho desafiante. Alameda, nº4. Lisboa: ISEC, 2017.

OECD (2018) Regions and Cities at a Glance. OECD: Paris

VILLAR, M. A cidade educadora: instituto Piaget: Lisboa, 2001.

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Louro, P. A. M. (2021). CIDADES EDUCADORAS EM PORTUGAL. Revista De Ciências Humanas, 22(1), 4–12. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.01.4-12