A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A EDUCAÇÃO BÁSICA: APRENDER A APRENDER COMO CAMINHO PARA APRENDER A PENSAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.116-131

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Educação básica, Ensino, Aprendizagem, Máquina de Calcular.

Resumen

Este ensaio tem como objetivo analisar as possíveis relações entre o ensinar e o aprender na proposição que se encontra presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do BNCC, a pergunta central deste ensaio é se é viável a proposição de usar máquina de calcular no ensino fundamenta para o ensino da matemática. O método utilizado para a construção deste estudo tem como proposição investigativa a teoria crítica para analisar o campo educacional. Conclui-se que o ato de inserir, precocemente, o uso da máquina de calcular no ensino da matemática não se encontra fundamentado nas teorias de aprendizagem e, portanto, pode indicar apenas elemento de modismo pedagógico relacionado ao uso das tecnologias digitais. Torna-se preocupante a precarização do ensino escolar, em que os resultados dessas ações do modismo pedagógico podem impedir a constituição do sujeito reflexivo no permanente trabalho na experiência do pensamento como lugar do aprender a pensar.

Biografía del autor/a

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNFEI

Graduação em Educação Física - UNESP 1987

Mestre em Educação - UNICAMP - 1997

Doutor em Educação - UNICAMP - 2004

Pós Doutor em Filosofia da Educação - 2017

Citas

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perpesctiva, 2011.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Trad. Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000.

BERMÚDEZ, A. C. Pisa: Brasil fica entre piores, mas à frente da Argentina. Educação. Disponível em:<https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/03/pisa-brasil-fica-entre-piores-mas-a-frente-da-argentina-veja-ranking.htm>. Acesso em: 29 abr. 2020.

BRASIL. Lei n. 9.394. In: BRASIL. Diário Oficial. Ano CXXXIV, n. 248, 23 dez. 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: BRASIL. Ministério da Educação, Sem data.

BRASIL. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). In: BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Disponível em:<http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf>. Acesso em: 18 maio 2020a.

BRASIL. PNLD. In: BRASIL.Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/318-programas-e-acoes-1921564125/pnld-439702797/12391-pnld>. Acesso em: 25 maio 2020b.

BRUNER, J. A cultura da educação. Trad. Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artmcd Editora, 2001.

DIAS, S. M. China: tradição e inovação – perspectivas sobre a educação básica e o ensino médio na China. In: BRASIL. Mundo Afora. Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 2004.

GUATTARI, F. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. Trad. Suely Belinha Rolnik. São Paulo: Brasiliense, 1981.

KISTEMANN, M. A. O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental. Bolema, Rio Claro , v. 28, n. 50, p. 1579-1582, Dec. 2014 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2014000301579&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 jun. 2020.

PIAGET, J. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

PINTO, A E S. Entenda por que quase todos os países fecharam escolas. In:Folha de S. Paulo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/03/entenda-por-que-quase-todos-os-paises-fecharam-escolas.shtml>.Acesso em: 19 maio 2020.

XXX – retirado a fonte o autor para não identificar. 2007.

XXX – retirado a fonte o autor para não identificar. 2018.

SEM AUTOR. Governo de SP anuncia suspensão de aulas e eventos com mais de 500 pessoas. Portal do Governo, São Paulo. Disponível em: <https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/saude-e-centro-de-contingencia-atualizam-cenario-sobre-novo-coronavirus-em-sp/>. Acesso em: 20 maio 2020.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Rodrigues, R. (2021). A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A EDUCAÇÃO BÁSICA: APRENDER A APRENDER COMO CAMINHO PARA APRENDER A PENSAR. Revista De Ciências Humanas, 22(2), 116–131. https://doi.org/10.31512/19819250.2021.22.02.116-131