A IMAGINAÇÃO NARRATIVA NA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM: EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES E FORMAÇÃO HUMANA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.3-18

Palabras clave:

formação humana, imaginação narrativa, teoria das capacidades, educação democrática

Resumen

O presente texto tem por escopo analisar de que forma a educação das emoções e a imaginação narrativa podem se tornar potencialmente produtivas para constituir uma concepção alargada de formação humana. Para a filósofa americana Martha Nussbaum (2015; 2014; 2013; 2012; 2005) o ensino da literatura e das artes pode estimular a compreensão de diversas formas de vivências, desenvolver o “olhar interior” dos alunos, que os ponha em contato com questões de gênero, raça, etnia e cooperação transcultural. O artigo procurará responder satisfatoriamente a seguinte questão: Por que a educação das emoções e a imaginação narrativa podem se tornar produtivas para construir uma concepção alargada de formação humana? Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e bibliográfico, ancorado no método analítico-hermenêutico. Na primeira seção do texto será abordado o enfoque das capacidades e a ideia de uma noção alargada de educação; na segunda seção tratará do papel imaginação narrativa como pilar básico do cultivo da humanidade e de que forma a literatura pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação narrativa; por fim, a última seção tratará da relação entre educação das emoções e formação humana.

Biografía del autor/a

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF, onde coordena os projetos de Pesquisa Docência Universitária e políticas educacionais (em andamento desde março de 2012) e Políticas Curriculares para o Ensino Médio (em andamento desde outubro de 2020). Além de diversas publicações em periódicos qualificados pela Mercado de Letras é autor do livro Educar o educador: reflexões sobre formação docente (em coautoria com Carina Tonieto, lançado em 2010) e é organizador das Coletâneas Leituras sobre John Dewey e a educação (em co-organização com Carina Tonieto lançado em 2011), Leituras sobre Hannah Arendt: educação, filosofia e política (em co-organização com Edison Alencar Casagranda, lançado em 2012), Leituras sobre Richard Rorty e a educação (em co-organização com Carina Tonieto, lançado em 2013) e Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas (em co-organização com Carina Tonieto e Leandro Carlos Ody, lançado em 2015). Pela Editora CRV publicou Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) para além da Europa (em co-organização com Maria de Lurdes Pinto de Almeida e Afrânio Mendes Catani, publicado em 2015) e Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul (em co-organização com Gionara Tauchen, lançado em 2016); Epistemologias da Docência Universitária (em co-organização com Altair Alberto Fávero, publicao em 2016); Interdisciplinaridade e formação docente (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2018); Leituras sobre Zygmunt Bauman e a educação (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2019); Leituras sobre Educação e Neoliberalismo (em co-organização com Carina Tonieto e Evandro Consaltér, publicado em 2020). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo - RS/Brasil e ao Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior -  GIEPES, ligado à Unicamp. Membro do Grupo Interinstitucional EMpesquisa e pesquisador do projeto "A reforma Ensino Médio com a Lei 13415/2017: percursos da implementação nas redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio". E-mail: altairfavero@gmail.com

Camila Chiodi Agostini, Univeridade de Passo Fundo Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutoranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), Mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim, orientada pelo Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski. Título da dissertação: As Artes de Governar o Currículo da Educação Infantil: A Base Nacional Comum Curricular em discussão (2017). Especialização em Direito Público pela Fundação Meridional, IMED de Passo Fundo (2010). Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Campus Carazinho (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera, UNIDERP, Passo Fundo (2018). Servidora Pública Federal da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Campus Passo Fundo. E-mail: camila.chiodi.agostini@gmail.com

Elia Maria Leandro Uangna, Universidade de Passo Fundo

Mestranda em Educação no PPGEdu/UPF (ingresso em agosto de 2020), licenciada em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) campos dos Palmares (2020), orientada pela Profa. Dra. Eliane Costa Santos com tema “Etnimatemática na produção de arroz da etnia Balanta”. Bacharel em Humanidades pela mesma Universidade com orientação do Prof. Dr. Ricardino Jacinto Dumas Teixeira com tema de monografia “Participação da Etnia Balanta na Luta de Libertação e Democratização da Guiné-Bissau”. (2017).

 E-mail: leandrouangna@gmail.com

Citas

BISSOTO, A educação sociocomunitária: reflexões sobre o educar para a autonomia. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 41, p. 157-172, set./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4566. Acesso em 13 out 2020.

CAMPOS, Marcelo Mallet Siqueira. A expansão da rede federal de educação profissional, técnica e tecnológica no período 2003-2014: uma análise a partir da abordagem das capacitações. Disponível em: http://coral.ufsm.br/seminarioeconomia/images/anais_2016. Acesso em 13 out 2020.

CAMPS, Victoria. El gobierno de las emociones. Barcelona: Herder Editorial, 2012.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

DEWEY, Jonh. A arte como experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Reconstrução em Filosofia. Trad. António Pinto de Carvalho. São Paulo: Companhia Nacional, 1958.

LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

NEITZEL, Odair; SANTOS, Claudecir dos. A educabilidade das emoções: implicações éticas e políticas. Controvérsia, São Leopoldo, v.11, n.1, p.29-43, jan./abr., 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/controversia/article/viewFile/10346/4832. Acesso em: 20 de nov. 2020.

NUSSBAUM, Martha. Crear Capacidades: propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós, 2012.

NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.

NUSSBAUM, Martha. Educação e Justiça Social.Trad. de Graça Lami. Ramada: Lisboa: Pedago, 2014.

NUSSBAUM, Martha. El cultivo de la humanidade: uma defensa clásica de la reforma em la educación liberal. Barcelona: Paidós, 2005.

NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da Justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. Tradução de Susana de Castro. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

NUSSBAUM, Martha. Paisajes del pensamiento: la inteligencia de las emociones. Trad. Araceli Maira. Barcelona: Paidós, 2012.

WINNICOTT, Donald. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Publicado

2021-07-05

Cómo citar

Fávero, A. A., Agostini, C. C., & Uangna, E. M. L. (2021). A IMAGINAÇÃO NARRATIVA NA PERSPECTIVA DE MARTHA NUSSBAUM: EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES E FORMAÇÃO HUMANA. Revista De Ciências Humanas, 21(1), 3–18. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.01.3-18