PROFESSOR: MEDIADOR E FIGURA AFETIVA / TEACHER: MEDIATOR AND AFECTION FIGURES

Autores/as

  • Eliane Cadoná
  • Edinara Michelon Bisognin

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.378

Palabras clave:

Afetividade, Mediação, Processo Ensino-Aprendizagem.

Resumen

No processo de ensino-aprendizagem, estão envolvidos diversos sujeitos responsáveis pela sua existência, tendo-se como figura de destaque a relação professor-aluno. Dentro deste contexto, o educador se encontra no papel de mediador, figura esta necessária
nas relações estabelecidas entre seres humanos desde a infância e que permite o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Entretanto, não é possível pensar nesta relação permeada pela mediação sem se levar em conta a afetividade que é carregada junto com ela e que, por sua vez, causa muita influência em todo esse processo. A partir disso, o objetivo do presente trabalho é relacionar estas questões afetivas com o papel do mediador no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que se acredita que estes fatos não podem ser entendidos separadamente.

Publicado

2012-10-25

Cómo citar

Cadoná, E., & Bisognin, E. M. (2012). PROFESSOR: MEDIADOR E FIGURA AFETIVA / TEACHER: MEDIATOR AND AFECTION FIGURES. Revista De Ciências Humanas, 9(12), p. 141–160. https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.378

Número

Sección

Dossiê