POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA GESTÃO ESCOLAR / MEANS EMANCIPATÓRIAS IN THE SCHOOL MANAGEMENT
DOI:
https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.373Resumen
A educação escolar desenvolve-se em nível de escola ou de sistema, decorrente das políticas públicas que lhes dão a direção, as determinações legais, econômicas, políticas e sociais, envolvendo os impasses, as perspectivas e os compromissos que se impõem aos educadores no contexto da globalização, do EstadoAvaliador e da sociedade do conhecimento. Esta pesquisa buscou analisar os preceitos de regulação, emancipação, descentralização e autonomia presentes na legislação, impactando no trabalho desenvolvido pelos gestores educacionais nos sistemas escolares. Enfocam-se, neste texto, os conceitos que fazem parte das políticas educacionais, suas definições, bem como se busca conceituar os espaços de emancipação ou regulação presentes na gestão do ambiente escolar e suas implicações para uma melhor qualidade na educação. Ao analisar a evolução da educação a
intervenção que o Estado exerce sobre a mesma, através da regulação, observam-se transformações que visam, supostamente, à descentralização e à autonomia das escolas. No contraponto, alguns sistemas escolares parecem valorizar os saberes de seus alunos, educando para a emancipação dos indivíduos e, também, para a emancipação do sistema de ensino. A metodologia que orienta este estudo, inscreve-se numa abordagem qualitativa e descritiva. Os instrumentos de pesquisa constam de análise de documentos, utilização de entrevistas semi-estruturadas com os gestores, envolvendo dirigentes de seis escolas de Educação Básica da Região Norte, precisamente situadas na área de abrangência da URI – Campus de Frederico Westphalen.
Publicado
2012-10-25
Cómo citar
Stival, L. T., & Sudbrack, E. M. (2012). POSSIBILIDADES EMANCIPATÓRIAS NA GESTÃO ESCOLAR / MEANS EMANCIPATÓRIAS IN THE SCHOOL MANAGEMENT. Revista De Ciências Humanas, 9(12), p. 33–48. https://doi.org/10.31512/rch.v9i12.373
Número
Sección
Dossiê
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