O OLHAR DO PEDAGOGO SOBRE OS ARRANJOS ESPACIAIS NA EDUCAÇAO DA INFÂNCIA / THE LOOK OF THE PEDAGOGO ON THE SPACE ARRANGEMENTS IN THE EDUCATION OF INFANCY

Autores/as

  • Elisabete Cerutti

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.370

Palabras clave:

Infância. Pedagogo. Arranjos Espaciais.

Resumen

A presente investigação aborda as reflexões que a pedagogia evidencia diante dos arranjos espaciais presentes nas escolas de Educação Infantil. Dessa forma, o texto analisa os aspectos históricos e conceituais com que se edificou a Educação Infantil e a organização das estruturas de mobiliários e espaços, que passam a influenciar os aspectos metodológicos presentes no planejamento das atividades pelo e com o educador. O artigo esclarece, ainda, os tipos de arranjos espaciais e o caminho que pode ser traçado por gestores e educadores quando se trata de pensar no espaço educativo das escolas e as características dos usuários. Dentre as conclusões, destacamos os desafios sobre a temática, a necessidade de abordagem do tema por educadores e a relevância da pesquisa e da discussão quando se trata de um tema inovador que pode auxiliar, num futuro próximo, o cotidiano da Educação Infantil.

Publicado

2012-10-25

Cómo citar

Cerutti, E. (2012). O OLHAR DO PEDAGOGO SOBRE OS ARRANJOS ESPACIAIS NA EDUCAÇAO DA INFÂNCIA / THE LOOK OF THE PEDAGOGO ON THE SPACE ARRANGEMENTS IN THE EDUCATION OF INFANCY. Revista De Ciências Humanas, 8(11), p. 223–234. https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.370

Número

Sección

Dossiê