PROPOSIÇÕES COTIDIANAS PARA A ESCOLA EM CRISE. QUAL O LUGAR DA DIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA?

Autores/as

  • Adelmar Santos de Araújo Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais-CEPPES. Centro Universitário Uni-Araguaia https://orcid.org/0000-0001-7370-7822
  • Géssica Ferreira da Silva Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.93-107

Resumen

O presente artigo é resultado de uma pesquisa em andamento realizada numa escola de ensino médio e fundamental da rede pública de educação do Estado de Goiás. Partiu-se, inicialmente, do levantamento bibliográfico para, em seguida, realizar o confronto analítico-relacional teoria e prática e contribuir com debate acerca da diversidade na escola contemporânea. Consta-se que não basta analisar a crise na educação ou na escola apenas com parâmetros relacionados à diversidade em si. É necessário ir além, e compreender a dinâmica da escola e da diversidade no âmbito da crise do atual modelo de sociedade.

Palavras-chave: Educação e antropologia, Influência do professor, Diversidade, Papel da escola, Crise na educação escolar.

Biografía del autor/a

Adelmar Santos de Araújo, Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais-CEPPES. Centro Universitário Uni-Araguaia

Historiador e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Doutor emm Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO.

Géssica Ferreira da Silva, Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Graduada em Ecologia e Análise Ambiental pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Fez complementação pedagógica em Licenciatura Biologia pela faculdade Campus Elíseos. Atua como professora de Ciências, do ensino fundamental, na unidade pública do Colégio Estadual Horácia Lobo.

Citas

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Publicado

2021-02-09

Cómo citar

Araújo, A. S. de, & Silva, G. F. da. (2021). PROPOSIÇÕES COTIDIANAS PARA A ESCOLA EM CRISE. QUAL O LUGAR DA DIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA?. Revista De Ciências Humanas, 21(3), 93–107. https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.93-107