PROPOSIÇÕES COTIDIANAS PARA A ESCOLA EM CRISE. QUAL O LUGAR DA DIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA?
DOI:
https://doi.org/10.31512/19819250.2020.21.03.93-107Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa em andamento realizada numa escola de ensino médio e fundamental da rede pública de educação do Estado de Goiás. Partiu-se, inicialmente, do levantamento bibliográfico para, em seguida, realizar o confronto analítico-relacional teoria e prática e contribuir com debate acerca da diversidade na escola contemporânea. Consta-se que não basta analisar a crise na educação ou na escola apenas com parâmetros relacionados à diversidade em si. É necessário ir além, e compreender a dinâmica da escola e da diversidade no âmbito da crise do atual modelo de sociedade.
Palavras-chave: Educação e antropologia, Influência do professor, Diversidade, Papel da escola, Crise na educação escolar.
Citas
Referências
ARAÚJO, Adelmar Santos de. Heranças da escravidão e questão das relações étnico-raciais no Brasil. In:_____ (Org.). A questão das relações étnico-raciais no Brasil: olhares reflexivos. Goiânia: Editora Kelps, 2017, p.189-202.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. 5 ed., São Paulo: Perspectiva, 2007.
ARROYO, Miguel G.; GOMES, Nilma Lino. Possibilidades e limites para entender a relação entre PNE e diversidade em tempos de retrocessos: questões pendentes. In: DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). Plano Nacional de Educação: PNE: 2014/2024: avaliação e perspectivas, Campinas-SP: Mercado de Letras, 2017, p. 217-257).
BRASIL, Lei nº 10639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm . Acesso em 10/06/2016.
BRASIL, Lei nº 11. 645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
CARRARA, Sérgio. Educação, diferença, diversidade e desigualdade. In: GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: formação de professoras/es em Gênero, orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf. Acesso em 14 de julho de 2018.
GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: formação de professoras/es em Gênero, orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais. Livro de conteúdo. versão 2009. – Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília: SPM, 2009. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf. Acesso em 14 de julho de 2018.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32621997000200002. Acesso em 07/07/2019.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades. In: Revista ponto-e-vírgula, 10: 32-45, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/13898/10222. Acesso em 30 de julho de 2018.
LIMA, Paulo Gomes. A diversidade nas políticas educacionais no Brasil. Cad. Pes., São Luís, v. 23, n. Especial, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6198/3742. Acesso em 07/07/2018.
LUNGARZO, Carlos A.. Os cenários ocultos do caso Basttiti; com entrevista exclusiva de Cesare Battisti. São Paulo: Geração Editora, 2012.
MATA, Lourdes et al (Org.). Diversidade e educação: desafios atuais. Lisboa: ISPA – Instituto Universitário, 2015.disponível em: http://repositorio.ispa.pt/bitstream/10400.12/5183/1/ACIPE_JUN-2015.pdf. Acesso em 4 de julho de 2018.
REZENDE FILHO, Hélio Augusto de. República: “Libertas Quae Sera Tamen”. In: ARAÚJO, Adelmar Santos de (Org.). A questão das relações étnico-raciais no Brasil: olhares reflexivos. Goiânia: Editora Kelps, 2017, p. 17-53.
ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da educação no Brasil, 39 ed., Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2013.
VALENTE, Ana Lúcia E. F. Parte I – Conhecimentos antropológicos nos parâmetros curriculares nacionais: para uma discussão sobre a pluralidade cultural. In: GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Diversidade Cultura e Educação: Olhares cruzados. Editora Biruta. São Paulo, abril de 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O trabalho Revista de Ciências Humanas de Revista de Ciências Humanas foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais ao âmbito desta licença em http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech.