ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EDUCACIONAL / EDUCATIONAL VOCATIONAL ORIENTATION

Autores/as

  • Ana Luci Santos da Silva
  • Liane Silveira Becker

DOI:

https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.358

Palabras clave:

Orientação Educacional. Escolha Profissional. Decisão.

Resumen

Este estudo enfoca questões sobre a orientação vocacional ocupacional no terceiro ano do Ensino Médio, indagando e refletindo sobre as dificuldades demonstradas pelos concluintes do Ensino Médio na escolha da vocação profissional. As temáticas priorizadas integram o papel do orientador educacional no contexto escolar; a importância da orientação vocacional na escolha profissional, envolvendo a construção da identidade ocupacional e a influência da família na escolha profissional; e o parecer de vários autores e especialistas acerca do assunto. O objetivo
principal deste estudo é colaborar, através de estudos bibliográficos, na orientação de aspectos significativos para a escolha vocacional profissional dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a qual supõe um processo de tomada de decisão, evidenciando que o autoconhecimento e a informação sobre as profissões são fatores essenciais na definição do futuro
profissional.

Publicado

2012-10-25

Cómo citar

Silva, A. L. S. da, & Becker, L. S. (2012). ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EDUCACIONAL / EDUCATIONAL VOCATIONAL ORIENTATION. Revista De Ciências Humanas, 8(11), p. 31–48. https://doi.org/10.31512/rch.v8i11.358

Número

Sección

Dossiê